Em coletiva no Vaticano

Vaticano publica relatório final sobre religiosas estadunidenses

Cardeal Braz de Aviz destaca a necessária participação da mulher em setores importantes da Igreja; um pedido do Papa Francisco

Da redação, com Rádio Vaticano

coletiva_relatorio_religios

Cardeal João Braz de Aviz – Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, apresenta relatório / Foto: Reprodução CTV

Perdão, vontade de “reconciliação, plena comunhão, respeito e escuta profunda. Palavras que marcam o Relatório Final da Visita Apostólica aos Institutos de Vida Consagrada das Religiosas do Estados Unidos. O documento foi apresentado nesta terça-feira, 16, aos jornalistas reunidos na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Na coletiva estavam presentes o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, o Secretário do mesmo dicastério, Arcebispo José Rodriguez Carballo, além da Irmã Mary Clare Millea, diretora da visita e duas representantes das Conferências das Religiosas estadunidenses.

Maior colaboração e participação feminina

“Acolhemos com alegria as muitas recentes declarações do Papa Francisco sobre a contribuição indispensável e insubstituível das mulheres à sociedade e à Igreja”, disse o Cardeal João Braz de Aviz durante a apresentação do documento.

Acesse
.: Íntegra do documento (em inglês)

O cardeal acrescentou ainda que “o Papa Francisco pediu ao nosso Dicastério, em estreita colaboração com a Congregação para os Bispos, para atualizar o documento ‘Mutuae Relationes’, sobre a colaboração entre bispos e religiosos ou religiosas, de acordo com o propósito da Igreja de promover a comunhão eclesial que todos desejamos”.

“Posso assegurar que esta Congregação está empenhada em colaborar para responder à resolução do Papa Francisco de que o ‘gênio feminino’ encontre expressões ‘nos diversos lugares onde são tomadas decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais”. “Continuaremos a trabalhar – prosseguiu – para fazer sim que religiosas competentes sejam ativamente envolvidas no diálogo religioso sobre o possível papel da mulher alí onde se tomam decisões importantes, nos diversos âmbitos da Igreja”, afirmou Dom Braz de Aviz.

Reconciliação e autoverificação

A celebração do Ano da Vida Consagrada, avaliou o cardeal, “oferece uma boa ocasião para se trabalhar em direção à plena reconciliação que oferecerá a todos um testemunho radiante e atraente da comunhão fraterna”.

Ele reafirmou também o desejo do órgão vaticano do qual é Prefeito, em revigorar o espírito de comunhão com o contato direto do dicastério com a Conferência dos Superiores Maiores, e também com as superioras e os membros de cada Instituto.

Após os problemas registrados com vários institutos de religiosas nos Estados Unidos, o documento publicado hoje propõe a continuação do trabalho de “autoverificação” dos institutos em todos os aspectos da sua vida.

“Além da publicação deste relatório geral – explicou o cardeal – o nosso dicastério enviará relatórios individuais aos Institutos que receberam uma visita in loco e aos Institutos aos quais os relatórios individuais suscitaram preocupações”. Por fim, Dom Aviz assegurou que o Dicastério está aberto à escuta e ao diálogo também com os Institutos que não participaram da visita.

Testemunho e fortalecimento dos Institutos

O relatório expressa o desejo de que “a auto-avaliação e o diálogo desencadeado pela Visita Apostólica aos institutos das irmãs estadunidenses – realizada de 2009 a 2012 – continue a dar abundantes frutos para um relançamento e o fortalecimento dos institutos religiosos na fidelidade a Cristo, à Igreja e aos seus carismas fundadores”.

“Os nossos tempos tem necessidade do testemunho crível e atraente de religiosas consagradas que demonstrem a força redentora e transformadora do Evangelho. Convencidos da dignidade sublime e da beleza da vida consagrada, possamos todos rezar e apoiar as mulheres religiosas e promover ativamente as vocações da vida religiosa”, destaca o documento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo