Ano da Vida Consagrada

Vaticano publica documento dedicado aos homens consagrados

“Identidade e missão do religioso irmão na Igreja” é tema de documento vaticano aos consagrados homens

Da redação, com CRB Nacional

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica apresentou o documento “Identidade e missão do religioso irmão na Igreja”.

O prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, cardeal João Braz de Aviz, durante uma coletiva de lançamento nesta segunda-feira, 14, disse que o documento destaca a riqueza e atualidade da vocação dos irmãos. Segundo ele, o seu conteúdo pareceu “muito válido e inovador à luz do Concílio Vaticano II”.

Também recordou que “a vocação do religioso irmão é, em primeiro lugar, a vocação cristã. É o chamado do Espírito a assemelhar-se a Cristo pela glória do Pai e para contribuir à edificação do Reino”.

O cardeal afirmou que o documento indica que a identidade e a missão do religioso irmão se resume na fraternidade entendida como “dom que o irmão recebe de Deus Trindade, comunhão de pessoas”, “dom que compartilha com os seus irmãos na vida fraterna em comunidade” e “dom que oferece ao mundo para a construção de um mundo de filhos de Deus e de irmãos”.

Neste sentido afirmou que “a fraternidade não é meramente resultado do esforço pessoal. Ninguém chega a ser irmão de acordo com o Evangelho pelo simples desejo de sê-lo ou por um impulso individual. A fraternidade é, especialmente, um dom de Deus”. O religioso irmão – acrescentou – é alguém que, seduzido pelo amor do Pai, oferece-se totalmente a Ele, ou seja, se consagra sem reservas.

“Identifica-se assim com Jesus que, na cruz, se entrega totalmente até dar a vida pelos seus irmãos, e com Jesus lava os pés dos seus discípulos”, explicou o cardeal. Da mesma forma, explicou que “o dom que o religioso recebeu torna-se compartilhado na vida fraterna em comunidade”, disse.

O Secretário da Congregação para a Vida Consagrada, Monsenhor  Rodríguez Carballo, quis agradecer o Papa emérito Bento XVI, porque foi ele que, em 2008, deu o primeiro impulso para a redação deste documento. Agradeceu também ao Papa Francisco  que já conhecia o rascunho do documento quando era cardeal arcebispo de Buenos Aires e membro desta congregação.

Em seguida, explicou que “o documento tem como objetivo sublinhar a riqueza e as necessidades de todas as vocações na Igreja, especialmente a vocação à vida religiosa laical de homens e mulheres”. O documento – disse – foca especialmente no específico da vida religiosa laical, ou porque lhe pertence de forma exclusiva, ou porque o destaca de uma forma especial.

O arcebispo afirmou que em primeiro lugar, o documento está particularmente destinado e diretamente aos irmãos religiosos dos Institutos laicais, mas estende-se também às mulheres consagradas, pela grande semelhança que existe entre ambas vocações, e, em parte também, a todos os irmãos leigos dos Institutos clericais.

Por outro lado, quis recordar que inicialmente a vida religiosa tinha como propósito a confirmação a Cristo em uma vida fraterna de irmãos e irmãs consagrados especialmente pelo serviço da oração e da missão.

“Com o tempo, o ministério sacerdotal adquiriu cada vez mais relevância em muitos institutos de religiosos homens, a tal ponto que superavam em número os irmãos religiosos”. Atualmente, “os irmãos religiosos são, aproximadamente, uma quinta parte do total dos religiosos homens”, esclareceu monsenhor Rodríguez.

Em conclusão, expressou sua esperança de que a divulgação deste documento “contribua significativamente para uma melhor compreensão da vocação e missão do irmão religioso, para uma maior valorização por parte dos próprios irmãos e de toda a Igreja; e que os religiosos irmãos, as religiosas e todos os consagrados e consagradas vivam cada vez com mais fidelidade a sua vocação”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo