Igreja

Vaticano publica comunicado sobre encontro ecumênico anual

Encontro ecumênico anual entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e o Conselho Mundial de Igrejas aconteceu na última semana de forma on-line

Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso publicou um comunicado nesta segunda-feira, 25, com informações sobre o encontro ecumênico anual realizado de forma on-line nos dias 19 e 20 de janeiro. Do encontro, participaram membros do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (PCID) e do Escritório de Diálogo e Cooperação Inter-religioso (IRDC) do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). 

O comunicado destaca o compromisso dos Escritórios de crescer na comunhão ecumênica e afirma que, além de uma atualização mútua sobre as atividades de seus escritórios em 2020, ambos os lados refletiram sobre maneiras eficazes de disseminar o documento “Servindo a um mundo ferido em solidariedade inter-religiosa: Um apelo cristão à reflexão e ação durante a covid-19 e além”, co-produzido durante os meses desafiadores da pandemia Covid-19. 

Leia também
.: Ecumenismo se faz com obras de caridade e querendo-se bem, diz Papa
.: Oração pela unidade cristã: ecumenismo não é opcional, diz Papa

O texto apresenta ainda que o último documento parte de uma série de publicações conjuntas, testemunha a amizade e a colaboração por mais de quarenta anos em um compromisso ecumênico para o diálogo inter-religioso. Projetos conjuntos anteriores foram sobre casamento inter-religioso (1994-1997), oração inter-religiosa (1997-1998), religiosidade africana (2000-2004), testemunho cristão em um mundo multirreligioso (2006-2011) e educação para a paz (2019).

“Os encontros, realizados durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, expressam o compromisso de ambos os Escritórios de crescer na comunhão ecumênica e intensificar os esforços colaborativos na promoção do diálogo inter-religioso por meio da recepção e implementação mais ampla dos documentos, em particular, neste último encontro, o documento sobre Solidariedade Inter-religiosa”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo