ECUMENISMO

Conselho Mundial de Igrejas pede paz na região da Etiópia

O Conselho Mundial de Igrejas pede ao governo da Etiópia e à Frente de Libertação do Povo Tigray que encontrem maneiras pacíficas de resolver suas disputas

Da redação, com Vatican News

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed / Foto: Reprodução Reuters

Os combates começaram na Etiópia, em 4 de novembro, quando o primeiro-ministro Abiy Ahmed lançou operações militares em resposta a um ataque às tropas federais pelas forças armadas leais à Frente de Libertação dos Povos de Tigray (TPLF), resultando em muitas baixas e milhares de civis que fugiram da região.

Em um comunicado divulgado após uma reunião virtual, o comitê executivo do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) condenou “os inúmeros ataques brutalmente violentos contra igrejas e comunidades que afetam especialmente a Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo, sobre os membros de qualquer comunidade definida pela religião ou etnias, em igrejas e lugares sagrados, e em civis por grupos armados” e lamentou “a morte de tantas pessoas”.

Rezando para todos

O CMI também expressou preocupação com as muitas pessoas deslocadas pelo conflito: “Oramos para que tenham a garantia de sua segurança e liberdade religiosa, para que possam voltar para suas casas”, diz o comunicado.

“Denunciamos aqueles que buscam fomentar tensões, divisão, antagonismo e derramamento de sangue entre o povo da Etiópia para seus próprios objetivos políticos”, acrescentou o CMI, exortando todos os interessados a “recuar do precipício de uma nova catástrofe e da preferência ao diálogo do que ao conflito, para cooperação em vez de divisão”.

Leia também:
.: Papa faz apelo pela paz na Etiópia e reza pelo povo de Honduras

O comitê executivo também transmitiu o “apoio e incentivo do CMI a todas as igrejas da Etiópia para que levantem sua voz profética pelo diálogo inclusivo, paz, justiça e unidade contra a violência e o ódio”.

Desafios complexos

Lembrando que a crise atual surge no contexto de vários desafios simultâneos, incluindo tensões regionais associadas à Grande Barragem da Renascença Etíope, a pior invasão de gafanhotos em 25 anos, graves impactos na produção de alimentos e a pandemia de Covid-19, a declaração enfatizou que “tal constelação de crises ressalta a necessidade de cooperação neste momento crítico”.

Finalmente, a declaração reafirmou “o compromisso do CMI em apoiar o diálogo e a cooperação entre as igrejas e comunidades religiosas da Etiópia e da Eritreia no interesse de desenvolver relações pacíficas na região”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo