Greg Burke

Vaticano: Novo porta-voz diz estar entusiasmado, mas com 'medo'

“Uma coisa é ser jornalista, e isto me agradou muito nestes anos, mas este trabalho aqui me parece ser algo bem mais complicado”, disse Greg Burke

Da redação, com Rádio Vaticano

Pela primeira vez um estadunidense é nomeado Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. No final da manhã desta segunda-feira, 11, ele foi recebido pelo Santo Padre, juntamente com a Vice-Diretora, Paloma García Ovejero. Pouco depois da nomeação, o novo Diretor, Greg Burke, falou à Rádio Vaticano.

“Estou muito entusiasmado, eu diria ‘excited’ em inglês. Ao mesmo tempo, porém, devo dizer que não escondo também um pouco de medo. Me dou conta que a Sala de Imprensa não é um trabalho fácil. Uma coisa é ser jornalista, e isto me agradou muito nestes anos, mas este trabalho aqui me parece ser algo bem mais complicado!”.

Greg considera que, com a universalidade da Igreja Católica, a fluência em inglês é extremamente importante quando se pretende falar com todo o mundo. Mas para o mundo católico, disse ele, o espanhol é muito importante, sobretudo nesse momento, quando temos um Papa argentino.

Sobre suceder Padre Federico Lombardi na função, Greg disse: “Nestes anos vi no Padre Lombardi uma paciência sem limites, exatamente isto. Mas não somente: eu usei a palavra inglesa “gracious”, porque é um pouco gentileza, mas também cortesia. Ele sempre consegue ser muito gentil com as pessoas, muito disponível; uma dedicação total ao Santo Padre, ao trabalho. Eu espero – ao menos em parte – ter estas virtudes!”, disse o novo porta-voz da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo