Nomeado pelo Papa

Santa Sé acolhe novo diretor da sala de imprensa

Greg Burke, nomeado pelo Papa, assume em agosto o cargo que por 10 anos foi do jesuíta Federico Lombardi

Da Redação, com Vaticano

Greg Burke, novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé / Foto: Rádio Vaticano

Greg Burke, novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé / Foto: Rádio Vaticano

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira, 11, o nome do novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo atual diretor, padre Federico Lombardi, e nomeou para o cargo Greg Burke, que até agora era vice do padre Lombardi.

Além disso, o Papa também já nomeou um vice-diretor de imprensa, a jornalista Paloma García Ovejero. Ambos passam a exercer o novo ofício a partir de 1º de agosto.

Padre Federico Lombardi completa 74 anos em agosto. Ele foi diretor da sala de imprensa vaticana por dez anos, de 2006 a 2016. Também foi diretor de programas da Rádio Vaticano, assumindo a diretoria da emissora de 2005 a 2016.

Federico Lombardi - Padre

Padre Federico Lombardi deixa a sala de imprensa da Santa Sé / Foto: Arquivo

Sobre os novos diretores

Greg é norte-americano e graduado em Literatura Comparada pela Universidade de Colúmbia, em Nova York, com especialização em jornalismo. Fala quatro idiomas (inglês, italiano, espanhol e francês) e trabalhou para a “United Press International”, de Chicago, para a agência de notícias Reuters e para o semanário “Metropolitan”, até que foi enviado a Roma como correspondente do semanário “National Catholic Register”.

Em 1990, passou a colaborar com a revista Times e se tornou correspondente fixo do veículo em 1994, quando São João Paulo II foi proclamado homem do ano. Na televisão, trabalhou para o canal Fox News. Em 2012, foi chamado para trabalhar como consultor de comunicação na seção para assuntos gerais da Secretaria de Estado. Desde o último dia 21 de dezembro ele é vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Paloma García Ovejero é jornalista espanhola. Desde 1998 é redatora e apresentadora da “Cadena Cope, Radio Española”, também com a qualificação de chefe de redação. Desde setembro de 2012, é correspondente para a Itália e para a Cidade do Vaticano, colaborando com outras emissoras de TV e jornais. Paloma fala quatro idiomas (espanhol, inglês, italiano e chinês).

Ambos passam a exercer o novo ofício a partir de 1º de agosto. Veja os detalhes com nossa correspondente Lízia Costa:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo