Porta-voz da Santa Sé

Vaticano emite declaração sobre encontro do Papa com Kim Davis

Vaticano emite declaração sobre encontro do Papa Francisco com Kim Davis nos Estados Unidos

Da redação, com ACI Digital

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, divulgou sexta-feira, 2, uma declaração a respeito do encontro entre o Papa Francisco e Kim Davis, funcionária do Condado de Rowan em Kentucky (Estados Unidos), que foi presa por negar-se a dar licenças para matrimônios homossexuais devido a sua fé. Este encontro aconteceu no dia 24 de setembro, na Nunciatura Apostólica de Washington D.C. (Estados Unidos).

.: Veja outras notícias sobre a viagem do Papa aos Estados Unidos

Na declaração, o porta-voz do Vaticano assinalou que “o breve encontro” de Davis com o Santo Padre gerou diversos “comentários e discussões”, razão pela qual deseja “esclarecer” alguns pontos.

“O Papa Francisco se encontrou com várias pessoas que foram convidadas à Nunciatura a fim de saudá-lo, enquanto partia de Washington para Nova Iorque. Esses encontros breves acontecem em todas as visitas papais e foram possíveis graças à amabilidade e disponibilidade que caracterizam o Papa. A única audiência concedida pelo Papa na Nunciatura foi a um antigo aluno e sua família”, afirma o texto do padre Lombardi.

Em seguida, a declaração indica que “o Papa Francisco não entrou nos detalhes da situação da Sra. Davis e seu encontro com ela não deve ser considerado como apoio a sua posição em todos seus aspectos particulares e complexos”.

A respeito deste tema, o padre Thomas Rosica, assistente para o idioma inglês da Sala de Imprensa da Santa Sé, disse aos jornalistas: “Não acredito que alguém estivesse voluntariamente tratando de confundir ao Papa”. Ele esclareceu que não explicaram detalhadamente ao Santo Padre sobre a situação de Davis ou o impacto que causaria o seu encontro com ela.

No dia 29 de setembro à noite, o Liberty Counsel (Conselho pela Liberdade) difundiu um comunicado assinado pelo advogado da instituição, Matt Staver, que assegurava que “o Pontífice agradeceu a Kim pela sua ‘coragem’ e lhe pediu ‘manter-se forte’”.

“Nunca pensei que me encontraria com o Papa. Quem sou eu para ter esta oportunidade? Eu apenas sou uma funcionária do Condado que ama Jesus e desejo servi-lo com todo meu coração”, declara Davis.

A funcionária relatou que “Francisco foi amável, atencioso e muito agradável”. “Inclusive me pediu que reze por ele”, diz o comunicado. “Francisco me agradeceu pela minha valentia e me pediu para ser forte”, acrescentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo