Geração web

Vaticano discute novas ferramentas da Internet

Começou nesta quinta-feira, 12, no Vaticano, o encontro dos presidentes da Comissões Episcopais responsáveis pelos meios de comunicação na Europa. Até o próximo domingo, 15, os bispos se encontrarão com os representantes da redes sociais Facebook, Google, Youtube, Identi.ca e da enciclopédia multilíngüe online livre, Wikipédia. Além disso, um hacker suiço também estará presente nos debates.

Redes sociais, sistemas de busca, compartilhamento de vídeos, microblogues e enciclopédias online são assim trazidos para o centro do debate sobre o tema "A cultura da Internet e a comunicação da Igreja".

Os participantes da assembleia da Comissão Episcopal Europeia para os Meios de Comunicação (CEEM) irão refletir questões como: quais são as implicações da presença da internet para a missão da Igreja? Onde está e qual é a nova cultura veiculada pela internet? Como a internet entrou na pastoral cotidiana das dioceses e das paróquias? Como a Igreja consegue encarnar a mensagem cristã na atual cultura da interatividade?

Os meios de comunicação se tornam sempre mais um espaço social e cultural e os participantes analisarão como a internet muda também as práticas religiosas, sobretudo entre os cristãos. Um sociólogo ajudará os participantes a compreenderam a relação entre jovens e internet.

"A 'geração web' é, seguramente, a que é mais sensível à presença constante da Internet na nossa vida, para o bem e para o mal", assegura o CEEM.

Por isso mesmo o hacker foi convidado para o encontro, para mostrar esta outra cultura "paralela e geralmente ignorada pela Igreja". Através do testemunho do jovem hacker suíço e de um responsável na luta contra a criminalidade na rede, da Interpol (Polícia Internacional), os participantes tentarão compreender o fenômeno, falando ainda dos limites tecnológicos e jurídicos da internet, além de como defender-se em caso de ataques na rede.

A CEEM é uma comissão especializada do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) que acompanha o desenvolvimento da mídia e das comunicações eclesiais, favorece o trabalho das Conferências Episcopais no campo da comunicação e elabora escolhas de política midiática.

Leia mais
.: Santa Sé lança portal dedicado aos jovens
.: Vaticano lança canal no YouTube
.: As novas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade
.: Papa pede que jovens testemunhem sua fé através do mundo digital
.: O potencial extraordinário das novas tecnologias na evangelização
.: Desafio da Igreja é dialogar com a cultura digital, diz arcebispo
.: O cuidado no uso das novas tecnologias

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo