Evangelização e tecnologias

Desafio da Igreja é dialogar com a cultura digital, diz arcebispo

A Igreja está estudando uma nova Instrução Pastoral no campo das comunicações sociais que deverá substituir a Aetatis Novae, publicada em 1992. Foi o que afirmou, nesta segunda-feira, 26, o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, na abertura, no Vaticano, da plenária do orgão. Ele anunciou que o primeiro esboço de uma eventual instrução apostólica já foi submetido a peritos acadêmicos de comunicação.

Para Dom Celli as novas tecnologias estão criando uma nova cultura, a cultural digital: "O grande desafio que a Igreja deve enfrentar hoje não é a aquisição de meios mais potentes de transmissão, mas ser capaz de dialogar com esta nova cultura. Assim, redescobriremos que a missão da Igreja é sempre a mesma: anunciar a Palavra de Jesus. Hoje, essas grandes redes sociais são ponto de encontro para milhões de pessoas".

No evento, Dom Celli ressaltou a prioridade pastoral no campo da mídia, ou seja, a formação à comunicação. O arcebispo explicou que a evolução da tecnologia midiática e, com ela a evolução dos conteúdos que a tecnologia estimula ou origina, pede à Igreja uma atualização das próprias linhas pastorais, considerada improrrogável.

A partir deste evento, o Pontifício Conselho pretender impulsionar  novas "perspectivas pastorais", que pretendem alcançar todo o contexto dos meios de comunicação social. Deste modo, a ponto que a assembleia em andamento no Vaticano não tem um tema especial, mas faz a análise da atual situação no campo da mídia.

Assista às repostagens da série Novas Tecnologias e Evangelização
.: O cuidado no uso das novas tecnologias
.: Conheça as novas possibilidades para a comunicação via celular
.: Redes de relacionamento para falar de Jesus Cristo
.: Veja como a interatividade contribui para o anúncio do Evangelho
.: O uso da tecnologia como recurso para a evangelização


Leia mais
.: A Igreja necessita dos meios de comunicação, diz Dom Orani

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo