Para consulta de familiares

Vaticano conclui digitalização de arquivos da ditadura argentina

Trabalho foi realizado junto à Conferência Episcopal; documentos devem ser abertos às famílias das vítimas

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 25, que terminou o processo de organização e digitalização do material de arquivo do período da ditadura militar na Argentina, de 1976 a 1983. Os documentos estavam conservados nos arquivos da Conferência Episcopal Argentina, da Secretaria de Estado e da nunciatura apostólica em Buenos Aires.

No dia 15 de outubro, uma comissão executiva da Conferência reuniu-se com representantes do Vaticano para uma avaliação dos trabalhos de catalogação. O processo foi realizado de acordo com decisões e orientações do Papa Francisco e foi uma continuidade do trabalho já iniciado há anos pelos bispos da Argentina.

Segundo comunicado do Vaticano, poderão ter acesso aos documentos as vítimas e os familiares diretos dos desaparecidos e presos e, nos casos de religiosos ou eclesiásticos, também seus superiores maiores.

“Deseja-se destacar que este trabalho foi desenvolvido tendo no coração o serviço à verdade, à justiça e à paz, continuando o diálogo aberto à cultura do encontro”, enfatiza o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo