Segunda-feira, 18

Igreja argentina apresenta relatório sobre flagelo da droga

Feito pelos pesquisadores da UCA, a Igreja argentina apresentou o primeiro relatório do “Barometro del Narcotrafico y Adicciones en Argentina”

Rádio Vaticano

A Igreja argentina apresentou, na última segunda-feira, 18, o primeiro relatório do “Barometro del Narcotrafico y Adicciones en Argentina” preparado pelos pesquisadores da Universidade Católica Argentina (UCA).

O Reitor da UCA, Arcebispo Victor Manuel Fernandez, e o coordenador do Observatório da Dívida Social Argentina, Agustin Salvia, serão os protagonistas do evento, que se realizará no auditório da universidade.

Segundo a nota, o Relatório confronta os dados de 2010 e os de 2014. Uma porcentagem elevada de entrevistados nas áreas urbanas disse que no próprio bairro existe “a venda, o tráfico e o intercâmbio” de droga ou entorpecentes.

Na nota, Dom Fernandez explica que o estudo pretende monitorar a percepção da população urbana sobre o estado de progressão do tráfico de drogas no país. Foi feito com base em 5.700 entrevistados que, de acordo com seus pareceres, faz com que se trate da “pesquisa privada mais representativa do país” sobre esta problemática.

A pesquisa representa um primeiro passo na investigação “de um tema tão urgente, que serve para conscientizar sobre a gravidade e a promover iniciativas sempre mais empenhadas para seu tratamento, prevenção e erradicação eficaz”, destacou Dom Fernandez.

A Igreja argentina denunciou há tempos as novas situações ligadas ao tráfico de droga: Posadas, Santiago del Estero, Quilmes, Chubut, Buenos Aires. O fenômeno do consumo e da venda das drogas eclodiu como grave problema social que a Igreja está empenhada em combater, também porque está relacionado ao tema da violência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo