Comunicado oficial

Vaticano apresenta primeiro documento para o Sínodo de 2015

Documento enviado a diversos órgãos da Igreja deve ser estudado nas comunidades para que se elabore o Instrumento de Trabalho da próxima Assembleia

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

No Sínodo de 2015, bispos continuarão discutindo o tema da família / Foto: Arquivo

No Sínodo de 2015, bispos continuarão discutindo o tema da família / Foto: Arquivo

O Vaticano apresentou nesta terça-feira, 9, o primeiro documento para a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 4 a 25 de outubro de 2015. A lineamenta, como é intitulado o documento, é constituída pelo relatório elaborado pela última Assembleia, realizada no último mês de outubro, e que foi a primeira etapa do Sínodo da Família.

Entenda:
.: O que é o Sínodo dos Bispos
.: Informações gerais sobre Sínodo da Família

A lineamenta está dividida em três partes: “A escuta – o contexto e os desafios sobre família”, “O olhar sobre Cristo: o Evangelho da Família” e “O confronto: perspectivas pastorais”. Para facilitar o aprofundamento dos temas contidos no relatório, foram acrescentadas à lineamenta algumas perguntas que ajudarão a elaborar o Documento de Trabalho da próxima Assembleia.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

O documento publicado hoje em italiano (acesse aqui) foi enviado às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, à União dos Superiores Religiosos e aos Dicastérios da Cúria Romana. Tais órgãos vão definir a melhor forma para aprofundar o documento, envolvendo toda a comunidade eclesial. Os resultados dessa consulta serão enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos até 15 de abril do próximo ano.

Em 2015, o Sínodo segue com a temática familiar: “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Trata-se da continuação das reflexões iniciadas esse ano, ou seja, pela primeira vez um Sínodo dos Bispos foi dividido em duas etapas, conforme indicação do Papa Francisco.

Recorde: Discurso do Papa no encerramento do Sínodo

No comunicado emitido hoje, o Vaticano reiterou o convite para que toda a Igreja acompanhe o caminho sinodal com orações e celebrações. Uma ocasião propícia, segundo a Secretaria Geral do Sínodo, é a festa litúrgica da Sagrada Família, em 28 de dezembro. Também pode ser utilizada frequentemente a oração do Papa Francisco pelo Sínodo, apresentada no quadro a seguir:

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo