Reunião no Vaticano

Conselho do Sínodo dos Bispos já prepara próxima assembleia

Encontro realizado nessa semana avaliou a assembleia realizada em outubro; evento de 2015 já está sendo preparado

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 20, um comunicado sobre a reunião do Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos, realizada nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, no Vaticano. Além de falar da última assembleia sinodal, o encontro também serviu para preparar a 14ª Assembleia Geral Extraordinária que terá como tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, de 4 a 25 de outubro de 2015.

Leia também
.: Dom Damasceno será presidente-delegado do próximo Sínodo

Na terça-feira, quem presidiu o conselho foi o Papa Francisco. Com sua presença, ele destacou a importância que atribui ao Sínodo, como expressão da colegialidade episcopal, e à família, tema da última assembleia, bem como da próxima.

Introduzindo os trabalhos, o secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, evidenciou o clima de liberdade, sinceridade e espírito de comunhão fraterna que caracterizou a assembleia sinodal, de modo que todos puderam dar suas contribuições.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

A reunião destacou a necessidade de assumir o caminho já percorrido como ponto de partida e aproveitar esse tempo até a próxima assembleia para aprofundar as temáticas e promover discussões nas Conferências Episcopais.

A maior parte dos trabalhos foi dedicada à preparação da Lineamenta para a próxima Assembleia Ordinária. Trata-se de um documento que apresenta as linhas principais do tema do Sínodo e, após a aprovação do Papa, é enviado ao episcopado.

Está previsto que tal documento seja enviado às Conferências Episcopais no início de dezembro, de modo que as respostas possam ser recebidas em tempo útil para elaborar o Instrumento de Trabalho, antes do verão de 2015.

Também estavam presentes na reunião o sub-secretário do Sínodo, Mons. Fabio Fabene, e os cardeais Christoph Schönborn, Wilfried F. Napier, Peter K.A. Turkson, George Pell, Donald W. Wuerl, Luis A. Tagle, e os arcebispos Dom Bruno Forte e Dom Salvatore Fisichella. Participou como convidado o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo