22 de janeiro

Vaticano apresenta nesta sexta mensagem do Papa para Dia Mundial das Comunicações

“Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo” é o tema da mensagem do Papa para a data que será celebrada em 8 de maio

Jéssica Marçal
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano apresenta nesta sexta-feira, 22, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016. O tema da mensagem é “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”.

A data é celebrada sempre no domingo que antecede a Festa de Pentecostes; em 2016, será no dia 8 de maio.

Ainda na sexta-feira, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, vai presidir a Santa Missa na Igreja de Santa Maria em Traspontina, na Via da Conciliação em Roma. Estão convidados a participar da celebração todos os profissionais da área de comunicação.

Ambas as atividades – apresentação da mensagem e celebração da Missa – acontecem nesta sexta-feira por ocasião da proximidade ao dia de São Francisco de Sales, celebrado pela Igreja em 24 de janeiro. Ele é o padroeiro dos jornalistas e dos trabalhadores da área de comunicação.

Em comunicado emitido nesta segunda-feira, 18, o Vaticano informou que quem vai atender a imprensa na coletiva será o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o prefeito da Secretaria para a Comunicação, monsenhor Dario Edoardo Viganò, o diretor da TV 2000, Paolo Ruffini, e a professora Marinella Perroni, da Universidade Pontifícia Santo Anselmo, de Roma.

Sobre o Dia Mundial das Comunicações

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto Inter Mirifica, 1963), no pontificado de Paulo VI.

No ano passado, a mensagem de Francisco para a ocasião teve relação com as famílias. “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” foi o tema, indo ao encontro do contexto da época, já que 2015 teve Sínodo dos Bispos sobre Família e o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia, Estados Unidos.

Já em 2016, o tema escolhido pelo Papa está em sintonia com o Ano da Misericórdia, que começou em 8 de dezembro de 2015 e termina em 20 de novembro de 2016.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo