Comunicado oficial

Vaticano anuncia como será o encontro sobre proteção dos menores

Escuta de testemunhos e liturgia penitencial farão parte do encontro, que terá como moderador o padre Federico Lombardi

Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Com colaboração de Lizia Costa, correspondente em Roma

Alessandro Gisotti fala à imprensa sobre novidades do encontro / Foto: Lizia Costa – Canção Nova Roma

O encontro sobre “A proteção dos menores na Igreja” tem um objetivo concreto: que todos os bispos tenham absolutamente claro o que é preciso ser feito para prevenir e combater o drama mundial dos abusos. Essa foi a afirmação do diretor ad interim da Sala de Imprensa da Santa, Alessandro Gisotti, nesta quarta-feira, 16, à imprensa.

A reunião será realizada de 21 a 24 de fevereiro no Vaticano. Trata-se de um encontro convocado pelo Papa Francisco e que reunirá os presidentes das conferências episcopais da Igreja Católica em todo o mundo. A sala de imprensa da Santa Sé divulgou hoje um comunicado com informações sobre o encontro.

A comissão organizadora reuniu-se no último dia 10 de janeiro e, ao término dos trabalhos, foi recebida pelo Papa Francisco e atualizou o Santo Padre sobre os preparativos do encontro. Em declaração à imprensa, Gisotti afirmou que o Papa deixou claro o objetivo e as direções para o encontro. O Pontífice quer que seja uma reunião de pastores, e não um convênio de estudos; que seja um momento de oração e discernimento, catequético e operacional.

Leia também
.: Em carta sobre abusos na Igreja, Papa condena atrocidades

Para o Santo Padre, é fundamental que os bispos, ao voltarem para seus países, estejam conscientes das regras que devem aplicar e que passos devem dar para prevenir os abusos e cuidar das vítimas, a fim de que nenhum caso seja escondido.

A reunião terá sessões plenárias, grupos de trabalho, momentos de orações comuns, com escuta de testemunhos, uma liturgia penitencial e uma celebração eucarística final. Papa Francisco assegurou sua presença durante toda a duração do encontro.

O moderador das sessões plenárias será o padre Federico Lombardi, tarefa que lhe foi confiada pelo próprio Papa Francisco. Padre Lombardi já foi diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Gisotti afirmou ainda que esse encontro é uma etapa deste caminho doloroso que a Igreja está percorrendo com decisão há mais de 15 anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo