Estudo

Universidade irlandesa vai investigar a educação religiosa adulta

Pesquisadores da Universidade da Cidade de Dublin embarcarão num projeto de três anos para analisar a educação religiosa adulta e o desenvolvimento da fé

Da redação, com Vatican News

Como o dito o popular afirma “você nunca para de aprender”, seja aprendendo uma nova habilidade ou renovando o que aprendera numa antiga. Este conceito, porém, também se aplica à espiritualidade e à fé.

Muitos se lembrarão de sua educação religiosa enquanto frequentaram a escola, mas o que acontece quando se tornam adultos e querem explorar mais a fundo a sua fé?

É isto que pesquisadores do Centro Mater Dei de Educação Católica da Universidade de Dublin querem descobrir. No momento, eles estão em busca do desenvolvimento, natureza, escopo e potencial religioso da educação e da fé entre os adultos na Irlanda.

Leia mais
.: Na catequese, Papa conta a experiência que viveu em Dublin

“Nós realmente queremos descobrir o que está acontecendo na educação religiosa adulta e no desenvolvimento da fé na Irlanda por meio da fé católica e outras religiões e o que as pessoas realmente esperam no futuro”, diz a pesquisadora Dra. Bernadette Sweetman.

Questionada sobre quais resultados gostaria que este projeto apresentasse, a pesquisadora tem esperança de que proporcionará um meio às pessoas “construírem suas comunidades; construir sua fé dentro dessas comunidades”.

A pesquisa que estão conduzindo, que está em sua primeira fase, diz ela, é realmente descobrir “o que as pessoas querem e dar a elas um espaço para refletir sobre onde elas estão no momento”. No ano que vem, o projeto colocará ênfase em ajudar as comunidades a experimentar novas iniciativas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo