O Fundo das Nações Unidas para a Infância cobertores, água e suprimentos médicos a um hospital em Khan Younis, em meio ao rigoroso inverno que piora a situação dos atingidos pela guerra
Da redação, com Reuters
Diversas pessoas descarregaram ajuda recebida pelo Fundo das Nações Unidas (UNICEF) nesta quarta-feira, 13, para o hospital europeu em Khan Younis, em Gaza, em meio a intensos combates nas regiões norte e no sul.
Willis Agutu, representante do UNICEF, disse que a ajuda entregue consiste principalmente em cobertores para o inverno frio e rigoroso, com a chegada de mais remessas de água e suprimentos médicos.
Aviões de guerra bombardearam novamente toda a extensão de Gaza. Autoridades humanitárias disseram que a chegada do inverno chuvoso piorou as condições para centenas de milhares de famílias que dormem na rua em tendas improvisadas. A grande maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza já ficou sem abrigo.
O apelo do Papa
Na manhã desta quarta-feira, 13, durante a Audiência Geral, o Papa Francisco mais uma vez apelou para o cessar-fogo entre Israel e a Palestina.
“Renovo meu apelo por um cessar-fogo humanitário imediato e incentivo todas as partes envolvidas a retomarem as negociações, e peço a todos que se comprometam urgentemente a levar ajuda humanitária à população de Gaza, que está no limite. Há muito sofrimento ali! Que todos os reféns que viram esperança na trégua de alguns dias atrás sejam libertados: que esse grande sofrimento para israelenses e palestinos chegue ao fim. Por favor, não às armas, sim à paz”, clamou o Santo Padre.
Ainda nesta terça-feira, 12, a Organização das Nações Unidas (ONU) também insistiu em um imediato cessar-fogo contra Gaza. Mais de três quartos dos 193 membros apoiaram o pedido que havia sido vetados pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança na semana passada.
Na Assembleia Geral, porém, os estadunidenses não têm poder de veto — ao contrário do que ocorre no Conselho de Segurança. As resoluções da Assembleia Geral não são vinculativas, mas têm peso político e refletem uma visão global sobre a guerra.