CRISE MIGRATÓRIA

União Europeia se reúne para discutir aumento da crise migratória

Líderes das 27 nações europeias se reunirão na Espanha e analisarão o que precisar ser mudado para diminuir a crise migratória no continente

Da redação, com Reuters

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia / Foto: Reprodução Reuters

Os 27 líderes nacionais da União Europeia reúnem-se nesta sexta-feira, 6, para procurar formas de evitar uma nova crise migratória e enfrentar um desafio existencial de longo prazo e trazer para o seu bloco novos países, potencialmente tão grandes e problemáticos como a Ucrânia.

Reunidos em Granada, Espanha, as 27 nações também discutirão o caminho estratégico para a UE depois de anos marcados por crises, desde a pandemia de Covid-19 à guerra da Rússia na Ucrânia até a crise energética de 2022, e marcados por desafios que incluem as mudanças climáticas e a rivalidade econômica com a China.

Novos integrantes

Os países interessados em aderir ao bloco incluem a Ucrânia, a Moldávia e alguns dos Balcãs Ocidentais. Todos eles devem cumprir numerosos requisitos para se qualificarem, o que significa que as negociações de adesão levam anos. Em 2020, a Grã-Bretanha tornou-se o primeiro país a sair do bloco.

Das transferências de ajuda econômica à tomada de decisões e à manutenção da coesão, os líderes da UE analisarão o que precisa mudar dentro da sua união para permitir outras mudanças.

“Quanto melhores estivermos com as vias legais e os corredores humanitários, mais rigorosos poderemos e teremos de ser com o regresso daqueles que não são elegíveis para asilo. Porque uma coisa também tem que ficar muito clara, temos as nossas obrigações internacionais, vamos cumpri-las. Já fizemos isso no passado, faremos isso agora. Mas nós, como europeus, decidiremos quem vem para a Europa e sob quais circunstâncias. E não os contrabandistas e traficantes”, disse Ursula von der Leyen, atual presidente da Comissão Europeia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo