9 de maio

Dom Crociata no Dia da Europa: vencer a guerra e conquistar a paz

Diante do dramático conflito “em solo europeu”, o presidente da Comece exorta a buscar a unidade e garante o compromisso dos bispos europeus de formar “consciências alertas e responsáveis do momento em que vivemos”

Da redação, com Vatican News

Foto: Alexandre Lallemand na Unsplash

“Este ano, o Dia da Europa se realiza ainda num contexto trágico de guerra em solo europeu, com horríveis sofrimentos físicos, materiais e espirituais para as pessoas na Ucrânia”, tornando assim “a necessidade de unidade e paz” mais urgente. É o que escreveu , por ocasião do Dia da Europa – celebrado nesta terça-feira, 9, o presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), Dom Mariano Crociata.

O bispo afirmou que, 73 anos depois da declaração de Robert Schuman, as consequências econômicas do conflito estão agravando as camadas mais frágeis das populações.

Encontrar as razões para a paz

Diante da “atualidade inquietadora” das razões que levaram ao nascimento da União, logo após a Segunda Guerra Mundial, com as suas mortes e destruições, o bispo pediu que sejam recuperadas as “razões e a vontade de prosseguir com renovada determinação a unidade europeia e a paz”.

A Comece, disse Dom Crociata, pretende contribuir através da “formação de consciências alertas e responsáveis ​​do momento em que vivemos”. Os bispos da UE destacou seu desejo de colaborar com todos os esforços que serão feitos para “buscar a unidade”, vencer o conflito e buscar a paz, “premissas indispensáveis para tornar possível o crescimento de todos dentro da União Europeia e além de suas fronteiras”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo