Neste domingo

Tufão Hagupit deixa mais de 20 mortos nas Filipinas

O tufão Hagupit destruiu casas, derrubou árvores e redes de energia. Mais de 1,2 milhões de pessoas usaram escolas e prefeituras como forma de refúgio

Da redação, com Reuters

Um tufão de lenta movimentação atingiu a região central das Filipinas neste domingo, 7, trazendo ventos uivantes, destruindo casas, derrubando árvores e redes de energia em áreas que ainda se recuperam de uma tempestade ocorrida há pouco mais de um ano.

As aldeias costeiras de Dolores, na ilha de Samar, onde o tufão Hagupit atingiu primeiramente a terra firme na noite deste sábado, 6, o prefeito Emiliana Villacarillo disse que cerca de 80% das casas foram destruídas.

“Somente as grandes casas ficaram em pé”, disse Villacarillo, acrescentando que inundações também destruíram lavouras de arroz numa região chave de crescimento.

Autoridades confirmaram que mais de 20 pessoas morreram devido ao tufão, incluindo um residente de Dolores que foi morto pela queda de um coqueiro.

“A devastação é enorme em casas por causa dos ventos fortes”, disse o secretário do Interior, Manuel Roxas. “Muitas pessoas voluntariamente retornaram para centros de evacuação esta noite, um número maior do que aqueles que fugiram para os centros ontem à noite, porque eles não têm mais casas”, acrescenta.

No entanto, o tufão Hagupit, em parte, não pareceu ter causado devastação na mesma escala do mortal tufão do ano passado Haiyan, porque houve uma massiva operação de evacuação de residentes de áreas costeiras e propensas a deslizamentos antes que a tempestade chegasse.

Mais de 1,2 milhões de pessoas fugiram para 1.500 escolas, centros civis, prefeituras, academias e igrejas usadas como refúgio por toda a área central das Filipinas, disse a secretária-geral da Cruz Vermelha filipina, Gwendolyn Pang.

Equipes de resgate limparam a rodovia que dá acesso a Dolores. Haviam cerca de 25 a 30 enormes árvores caídas. Alguns moradores estavam nas ruas pedindo comida, água e outros suprimentos.

O tufão Hagupit, que dias antes tinha atingido a categoria 5 de força de “super tufão” enquanto passava pelo Oceano Pacífico, enfraqueceu-se no domingo para a categoria 2, ao atingir a terra firme por uma segunda vez na cidade de Cataingan no sul da ilha de Masbate.

Não houve relatos iniciais de características de tempestade que foram tão destrutivas durante o tufão Haiyan, que matou mais de 7 mil pessoas em todo o centro das Filipinas.
“Os danos estruturais foram provocados principalmente pelo vento, e não por impulso da tempestade”, disse a porta-voz presidencial, Abigail Valte.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo