Evangelii Gaudium

Palavras do Papa têm impacto positivo nas Filipinas, diz padre

Padre que atua nas Filipinas comenta documento de Francisco que completa um ano de publicação nesse mês; ele conta expectativas para a visita papal

 Monique Coutinho
Da redação, com Rádio Vaticano

anúncio cristão_papa

O Papa Francisco tem um carisma que é muito especial / Foto: Arquivo

“É um presente que caiu do céu”. Essas foram as palavras do missionário xaveriano, padre Aldo dos Santos, com relação a Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium.

A Exortação foi publicada em 26 de novembro do ano passado. Com quase um ano de sua publicação, o documento tem guiado a prática pastoral em muitas dioceses em várias partes do mundo.

“Nós somos missionários e a nossa presença nas várias igrejas locais é de trazer essa mensagem, de que não podemos ser igreja sem sermos missionários e tentamos ser essa memória missionária da igreja em todos os lugares em que estamos presentes”, declara padre Aldo.

O missionário xaveriano diz que a maneira simples que o Santo Padre escreve o documento acaba sendo um grande presente para todos. “O Papa Francisco tem um carisma que é muito especial e a gente percebe que até as pessoas mais simples, dão impressão de que eles se identificam mais, até conseguem entender mais a maneira como o Papa comunica e isso tem dado um impacto muito positivo também aqui nas filipinas”.

Visita do Papa às Filipinas

No ano que vem, Papa Francisco fará uma visita às Filipinas, onde se encontra padre Aldo, na Diocese de Novaliches, perto de Manila. Para recepcionar o Santo Padre, há uma preparação com oração. “Essa é uma das maneiras de fazer com que todo mundo se conscientize e crie também essa expectativa com relação a visita do Papa aqui na nossa diocese”, afirma.

O sacerdote declara que, em relação a encontrar o Santo Padre pessoalmente, seria uma bênção.

O Pontífice levará consigo o lema “Misericórdia e compaixão”, palavras que para o padre Aldo são bem apropriadas na realidade do mundo atual, já que não é comum a utilização delas no dia a dia das pessoas. “São milhões de irmãos e irmãs que estão a espera de uma visita de pessoas com mais misericórdia e compaixão”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo