Tropas enviadas

Trump ordena envio da Guarda Nacional à fronteira com o México

Medida é uma reação do presidente estadunidense às dificuldades para conseguir financiar o muro na divisa entre os dois países

Da redação, com agências

Trump ordena envio da Guarda Nacional à fronteira com o México / Foto: Reprodução – Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 4, um memorando que determina o envio da Guarda Nacional, que é subordinada às Forças Armadas, para a fronteira com o México. Trata-se de uma reação de Trump às dificuldades para conseguir financiar o muro na divisa entre os dois países.

“Vamos vigiar a fronteira com os militares. É um grande passo”, havia dito o republicano na terça-feira, 3. O último orçamento federal, aprovado em março e referente até 30 de setembro, prevê apenas US$ 1,6 bilhão para a construção do muro, menos de um décimo do valor necessário. Além disso, Trump ainda não conseguiu explicar como fará o México pagar pela obra, já que o país latino rechaça essa hipótese.

Segundo o memorando assinado pelo presidente, os departamentos de Defesa e Segurança Interna trabalharão em conjunto com os estados fronteiriços para reforçar a proteção na divisa e combater a imigração clandestina e o tráfico de drogas.

Senado mexicano rebate

Em retaliação ao anúncio de Trump, o Senado do México anunciou que não haverá cooperação com os Estados Unidos em quaisquer modos relacionados à imigração e segurança.

O Senado aprovou uma moção por unanimidade no plenário do Senado ― oportunidade em que também classificaram as medidas tomadas por Trump como agressivas e um insulto à soberania mexicana.

“A conduta (de Trump) tem sido permanentemente e sistematicamente, não apenas desrespeitosa, mas ofensiva, baseada em preconceitos e desinformação e fazendo uso frequente de ameaças e chantagem”, disse Laura Rojas, líder da comissão de relações exteriores do Senado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo