Novo presidente

Trump assume presidência dos Estados Unidos

Em seu primeiro discurso como presidente, Trump disse que não vai decepcionar o povo

Da Redação, com Ansa

Aos 70 anos de idade, o magnata Donald Trump tomou posse nesta sexta-feira, 20, como o 45º presidente dos Estados Unidos. Em um discurso de união e protecionismo, o republicano prometeu “reconstruir o país”, “devolvendo o poder ao povo”, e disse que “nunca decepcionará” os cidadãos do país.

“Juntos vamos determinar o destino, o caminho, dos EUA e do mundo em muito anos à frente. Vamos enfrentar desafios, teremos dificuldades, mas vamos fazer o que temos que fazer”, prometeu Trump, que venceu as eleições de novembro de 2016 contra a democrata Hillary Clinton.

Leia também
.: Donald Trump dá primeira entrevista coletiva após eleição
.: Bispos dos EUA felicitam Trump
.: ‘Não julgo Trump’, diz Papa Francisco em entrevista

Logo no início de seu discurso, ocorrido no Capitólio, em Washington D.C., Trump agradeceu ao seu antecessor, Barack Obama, que encerra oito anos de mandato com uma aprovação recorde de 60%. “Somos gratos ao presidente Obama e à primeira-dama Michelle Obama no processo de transição. Eles foram magníficos”, admitiu o republicano, antes de começar a criticar as gestões anteriores. “A cerimônia de hoje, no entanto, tem um significado muito especial. Não estamos transferindo um poder de uma administração para outra, ou de um partido para outro, estamos devolvendo o poder para vocês, o povo”, afirmou.

Segundo Trump, nos últimos anos, os políticos norte-americanos “receberam os louros do governo, mas o povo não compartilhava de suas riquezas”. “Os políticos prosperaram, mas o povo não. As vitórias deles não foram de vocês. Embora eles tenham celebrado na capital do nosso país, havia pouco a celebrar pelas famílias que lutavam em nossa terra, em nosso país. Tudo isso muda a partir de agora. Esse momento é de vocês e pertence a vocês. Os Estados Unidos da América são o seu país”, exaltou o magnata. “Os Estados Unidos vão começar a vencer de novo. Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas riquezas e os nossos sonhos”.

Apesar de ser criticado durante as campanhas eleitorais por seu discurso agressivo, nacionalista e populista, Trump manteve sua postura e prometeu que defenderá a sociedade e os interesses norte-americanos acima de qualquer coisa, em todos os segmentos, principalmente econômicos e comerciais.

De acordo com a imprensa norte-americana, Trump teria se inspirado – e estudado- discursos dos ex-presidentes norte-americanos Ronald Reagan, John F. Kennedy e Richard Nixon para sua cerimônia de posse. Fontes relataram que os discursos que mais foram analisados por Trump se referem aos de Nixon, em 1969, já que o republicano considera parecidas as circunstâncias de hoje com as conjunturas políticas daquela época. Nixon venceu as eleições presidenciais com um baixo percentual de votos (43%, enquanto Trump conquistou 46%) e assumiu um país marcado por tensões raciais e pelos efeitos da guerra do Vietnã.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo