Eleições Americanas

Bispos dos EUA felicitam Trump

O presidente da Conferência Episcopal Americana destaca que é o momento de avançar para a responsabilidade de governar pelo bem comum de todos os cidadãos

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos se pronunciou em seu site a respeito do novo presidente do país, Donald Trump.

“Toda eleição traz um novo começo”, assinala o Presidente da Conferência Episcopal,  Dom Joseph E. Kurtz, Arcebispo de Louisville (Estado do Kentucky),

Ao felicitar Trump e todos eleitos, o Arcebispo destaca que agora é o momento de avançar para a responsabilidade de governar pelo bem comum de todos os cidadãos.

“Não nos vejamos na luz divisória de Democrata, Republicano ou qualquer outro partido político, mas antes vejamos o rosto de Cristo em nossos vizinhos, especialmente nos que sofrem ou naqueles com quem discordamos”, afirma Dom Kurtz.

O Presidente da Conferência Episcopal recorda também o discurso do Papa Francisco ao Congresso dos Estados Unidos em 2015: “Toda a atividade política deve servir e promover o bem da pessoa humana e ser baseada no respeito pela sua dignidade”.

O arcebispo indicou que a responsabilidade de ajudar a fortalecer as famílias pertence a cada um de nós, assinalando que milhões de americanos que lutam para encontrar oportunidades econômicas para suas famílias votaram para serem ouvidos.

No seu site na internet, para além da declaração sobre a eleição de Donald Trump, os bispos dos EUA também publicaram uma oração para se fazer depois das eleições, onde pedem “proteção e orientação” a quem trabalha “pela justiça e pela paz”.

Dom Kurtz reitera que os bispos dos EUA defenderão políticas que ofereçam oportunidades a todas as pessoas, de todas as crenças, em todas as esferas da vida. “Estamos firmes na nossa determinação de que os nossos irmãos e irmãs que são migrantes e refugiados possam ser acolhidos humanamente sem sacrificar a nossa segurança”, afirma.

A Conferência Episcopal destaca que vai chamar a atenção para a perseguição violenta que ameaça os irmãos cristãos e pessoas de outras religiões no mundo e, em especial, no Oriente Médio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo