Internacional

Terremoto na Croácia danifica igrejas em Sisak e Petrinja

Tremores também foram sentidos no bairro Remete de Zagreb, onde fica o Santuário da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria

Da redação, com Vatican News

Terremoto atingiu região central da Croácia e danificou igrejas./ Foto: Reprodução Reuters

A terra voltou a tremer na Croácia na manhã de segunda-feira, 28, após os abalos ocorridos em 22 de março em Zagreb. Há feridos e grandes danos materiais, incluindo a catedral e algumas igrejas.

Desta vez, o terremoto atingiu Petrinja e os arredores de Sisak, a cerca de quarenta quilômetros da capital croata, e danificou várias igrejas na área. Entre elas está a Catedral da Exaltação da Santa Cruz de Sisak que – segundo informa a agência dos bispos Ika – foi visitada ainda na manhã de segunda-feira pelo ordinário local, Dom Vlado Košić, acompanhado pelo pároco, padre Marko Karača e alguns funcionários e técnicos, para fazer uma avaliação inicial dos danos.

A parte mais danificada é a torre do sino, que deverá ser escorada e isolada o mais rápido possível para proteger os fiéis e os transeuntes. Pequenos danos foram registrados na cobertura da entrada do coro e na ligação entre a fachada e a torre. Na parte interna, por outro lado, são visíveis inúmeras fissuras, nomeadamente nas partes danificadas pelo terramoto que atingiu a cidade em 1909. O terremoto também danificou gravemente a casa paroquial vizinha, onde as paredes racharam e parte do teto do primeiro andar desabou.

Os tremores também foram sentidos com grande intensidade no bairro Remete de Zagreb, onde no Santuário local da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, já atingido pelo terremoto de março passado, caíram pedaços de gesso, informou o pároco padre Antonio Mario Čirko. Por outro lado, nenhum dano foi verificado no presbitério e no altar-mor coberto por andaimes.

O terremoto de 22 de março felizmente não havia causado mortes, mas sim danos significativos a 250 prédios no centro histórico da cidade e em outras áreas periféricas, incluindo, além da catedral, várias outras igrejas, o Palácio do Arcebispado, o Parlamento, o Museu de Arte e artesanato e a sede da reitoria da Universidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo