Após o Angelus

Papa recorda terremoto no Mar Egeu e pede paz em Nagorno Karabach

Após o Angelus, Francisco fez mais um apelo pela paz na região do Cáucaso e recordou atingidos pelo terremoto no Mar Egeu, entre a Grécia e a Turquia

Da redação, com Vatican News

Fiéis acompanham a Oração do Angelus realizada pelo Papa, da Praça São Pedro/ Foto: Lucia Ballester/CNA

“Neste dia de festa, não esqueçamos o que está acontecendo no Nagorno Karabakh, onde prosseguem confrontos armados diante de frágeis tréguas, com trágico aumento das vítimas, destruições de habitações, infraestrutura e locais de culto, com o envolvimento cada vez mais maciço das populações civis. É trágico”, disse o Papa neste domingo , 1º, após a oração mariana do Angelus. O Santo Padre prosseguiu: “Gostaria de renovar meu veemente apelo aos responsáveis pelas partes em conflito a fim de que intervenham o mais rápido possível parar deter o derramamento de sangue inocente. Que eles não pensem em resolver a controvérsia que se opõe com a violência, mas empenhando-se numa negociação sincera com a ajuda da comunidade internacional. De minha parte, faço-me próximo de todos aqueles que sofrem e convido a pedir a intercessão dos santos para uma paz estável na região.”

Oração pelos atingidos pelo terremoto no Mar Egeu

Após o pedido de paz na região do Cáucaso, o Pontífice exortou os fiéis a rezarem também pelas populações da região do Mar Egeu, que foram atingidas por um forte terremoto há dois dias. De fato, nas primeiras horas da tarde de quinta-feira, 30, um violentíssimo terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter atingiu uma área entre a Grécia e a Turquia, deixando mais de 50 mortos.

Beatificado fundador dos Cavaleiros de Colombo

Antes de despedir-se dos fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro, o Santo Padre ressaltou que no sábado, 31, em Hartford, nos EUA, foi proclamado beato Michael McGivney, sacerdote diocesano e fundador dos Cavaleiros de Colombo. Empenhado na evangelização, trabalhou para suprir as carências dos necessitados, promovendo o socorro recíproco. “Que seu exemplo estimule todos nós a testemunhar cada vez mais o evangelho da caridade. Uma salva de palmas ao novo beato”, exortou Francisco.

Dia de Finados: missa do Papa no Cemitério Teutônico

Por fim, o Pontífice recordou que, nesta segunda-feira, 2, Dia de Finados, na parte da tarde, celebrará no Cemitério Teutônico, o local de sepultamento na cidade do Vaticano, a missa em sufrágio pelos mortos. “Uno-me assim espiritualmente àqueles que nestes dias, em todas as partes do mundo, observando as normas de saúde que são importantes, vão rezar nos túmulos de seus entes queridos”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo