Tragédia

Número de mortos em terremoto no Mar Egeu sobe para 37

Tremor matou ao menos 35 pessoas na Turquia e duas na Grécia

 ANSA

Equipes de resgate ajudam vítimas após desabamento de prédios na Turquia / Foto: Reprodução Reuters

Subiu para pelo menos 37 o número de mortos no terremoto da última sexta-feira, 30, na Turquia e na Grécia. O abalo sísmico de magnitude 7.0 na escala Richter teve epicentro no Mar Egeu, perto da ilha grega de Samos, onde dois adolescentes morreram. Outras 35 pessoas perderam a vida no desabamento de prédios na Turquia, especialmente na cidade costeira de Esmirna, a mais afetada pelo tremor.

As autoridades sanitárias turcas ainda contabilizam quase 900 feridos, e equipes de socorro continuam vasculhando escombros em busca de sobreviventes. Uma mulher e seus três filhos foram salvos após passar cerca de 23 horas soterrados, de acordo com a imprensa local. Esse já é o segundo terremoto a causar vítimas na Turquia em 2020. Em janeiro, um sismo já havia matado mais de 40 pessoas na província oriental de Elazig.

Já em Samos, ilha onde residem 45 mil pessoas e que abriga um grande campo de refugiados, o tremor destruiu igrejas, portos e casas. “Toda a Grécia está de luto”, disse o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis. O país vive um momento de alta tensão com a Turquia, por causa da exploração de petróleo e gás no Mediterrâneo, mas ambos prometeram apoio mútuo para enfrentar as consequências do terremoto. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo