Repercussão

Superiora das scalabrinianas comenta prisão de missionárias no EUA

Missionárias da congregação foram detidas em Washington D.C, após ação em favor de crianças imigrantes

Da redação, com site oficial Scalabrinianas

“O que aconteceu em Washington é imoral e nunca nos cansaremos de repeti-lo”. A expressão é da superiora geral das Missionárias Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano, ao comentar a atitude da polícia do Senado (Capitol Hill) em Washington D.C que, – durante a abertura do Dia de Ação Católica pelas crianças imigrantes organizado por uma coalisão formada por grupos católicos incluindo ‘Faith in Action’ e a Conferência de Liderança de Mulheres Religiosas (LCWR) , – algemaram e prenderam religiosos, padres, leigos católicos e imigrantes.

“Imoral. Esse foi o termo usado pela Irmã Pat Murphy, de 90 anos, presa juntamente com outros religiosos, religiosas, padres e leigos que protestaram dentro do prédio do Senado, em Washington D.C”, explicou Irmã Neusa de Fátima Mariano.

A congregação reafirmou sua posição: “As Scalabrinianas, que há 124 anos atuam em 27 países na defesa dos direitos dos imigrantes e refugiados se colocam ao lado de todos aqueles que passaram por esta experiência de humilhação diante do mundo e se unem com afeto à Irmã Pat e a todos os que denunciam os atos políticos imorais do governo norte americano em relação aos imigrantes”.

Para a Superiora Geral, a maneira como os Estados Unidos vem tratando as crianças imigrantes na fronteira com o México é imoral. “É imoral o recolhimento de uma Irmã pela polícia”, comentou Irmã Neusa, que acrescentou: “É imoral que, em um lugar que deveria ser o símbolo da democracia no mundo, um ato de protesto democrático deve ser calado com prisões. O tratamento dado aos imigrantes nos centros de detenção é imoral. É imoral a construção de fronteiras num mundo que a cada dia clama à acolhida e à solidariedade”.

Entenda o caso

No último dia 18 de julho, 14 organizações católicas em Washington D.C realizaram a abertura do Dia de Ação Católica pelas crianças imigrantes, com o objetivo de chamar a atenção sobre as políticas desumanas de imigração, que têm, nos últimos meses, resultado em aprisionamentos, maus-tratos e até mortes de crianças em situação de refúgio e imigração.

De acordo com a missionária scalabriniana que atua na Conferência dos Bispos dos Estados Unidos em Washington, Irmã Myrna Cazar Tordillo, “constantemente a Conferência tem divulgado declarações em defesa dos migrantes e a mais recente, em favor das crianças”.

Por ocasião da morte de pai e filha na travessia do Rio Grande, na fronteira com o México, em junho passado, os bispos se manifestaram: “Esta imagem clama ao céu por justiça. Essa imagem silencia a política. Quem pode olhar para este quadro e não ver os resultados dos fracassos de todos nós para encontrar uma solução humana e justa para a crise da imigração? Infelizmente, esta imagem mostra a situação diária de nossos irmãos e irmãs. O seu grito não alcança somente o céu. Nos alcança. E agora deve chegar ao nosso governo federal”.

Na nota, os bispos ressaltam: “todas as pessoas, independentemente do seu país de origem ou estatuto legal, são feitas à imagem de Deus e devem ser tratadas com dignidade e respeito. Relatórios recentes de condições de falta de higiene e insalubridade são terríveis e inaceitáveis para qualquer pessoa na custódia dos EUA, mas particularmente para as crianças, que são excepcionalmente vulneráveis. Tais condições não podem ser usadas como ferramentas de dissuasão. Podemos e devemos permanecer como um país que oferece refúgio a crianças e famílias que fogem da violência, perseguição e pobreza aguda”.

A Scalabrinianas em Washington

As missionárias Scalabrinianas atuam na Conferência Episcopal Católica de Washington, representadas por Irmã Myrna Cazar Tordillo, diretora assistente do setor de Secretaria da Diversidade Cultural. Presentes, também em comunidades da diocese, elas concentram sua atenção em temas como saúde, catequese, educação e acompanhamento dos imigrantes e das comunidades de trabalhadores.

“O Dia de Ação Católica em favor das crianças imigrantes terá continuidade nas mais variadas comunidades paroquiais das dioceses dos EUA e há um esforço coordenado entre as missionárias scalabrinianas que atuam em algumas cidades norte-amercianas como por exemplo, Washington, New York, Newark, Chicago, para participarem do Dia de Ação Católica juntamente com as organizações que coordenam essa Campanha, entre elas, a Conferência de Liderança de Mulheres Religiosas (LCWR)”, relatou Irmã Myrna.

Sobre a prisão dos participantes do ato, Irmã Myrna informou que “eles foram acusados de incomodar e tumultuar e tiveram que pagar uma multa de US$ 50 e só assim foram libertados no final da tarde do mesmo dia.”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo