Material de apoio

Subsídio orienta o Dia de Oração pelo Cuidado da Criação

Pontifício Conselho disponibilizou em seu site sugestões de leituras e reflexões para celebrar a data instituída pelo Papa Francisco

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, órgão do Vaticano, disponibilizou em seu site alguns subsídios para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrado na próxima terça-feira, 1º. A data foi instituída pelo Papa Francisco e será celebrada anualmente.

A seção especial do site dedicada à Encíclica Laudato Si oferece orientações para a hora de Adoração Eucarística proposta pelo dicastério, com um vídeo de cinco minutos trazendo imagens, música e frases (até o momento, somente em inglês).

O esquema organizado prevê que a introdução seja com a coleta, segundo a tradição ortodoxa, seguida de algumas passagens das Escrituras, como Gênesis (1, 26 – 2, 3 e 2, 15), onde é narrada a criação e o desejo de Deus de colocar o homem “no Jardim do Éden, para que o cultive e o guarde”.  Outra proposta de leitura é o Salmo 148, que é um louvor a Deus pelas maravilhas da criação. Por fim, o Evangelho de Mateus (6, 25-33).

Outra sugestão de leitura e reflexão são trechos da Laudato si, encíclica do Papa Francisco sobre meio ambiente publicada em junho desse ano.

Acesse
.: Subsídio para o Dia Mundial de Oração pela Criação (em inglês)

Nas intenções de intercessão, se reza para que os cristãos busquem, em primeiro lugar, o Reino de Deus, cresçam no espírito, produzam frutos abundantes, trabalhem pelo bem da Igreja e não falte nunca às novas gerações a partilha dos bens da criação.

O subsídio é concluído com a proposta de recitação do Pai Nosso, a bênção e um trecho da carta enviada pelo Papa, em 6 de agosto, aos Cardeais Appiah Turkson e Kurt Koch para a convocação do Dia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo