Meio Ambiente

CNBB promove encontro sobre a Encíclica "Laudato Si"

O evento, aberto ao público, será no Centro Cultural de Brasília no dia 19 de agosto

CNBB

Há três meses, o Papa Francisco apresentou ao mundo sua primeira encíclica, a Laudato Si, pontuando críticas ao consumismo e desenvolvimento irresponsável. Trouxe, na mensagem, apelos à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

O texto publicado pelo Vaticano, em 24 de maio deste ano, percorreu o mundo. A reflexão tem sido tema de importantes debates, conferências e estudos, por meio de diferentes organismos da sociedade.

Buscando contribuir com essas reflexões, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá um encontro de estudo sobre a Encíclica do Papa Francisco. O evento, aberto ao público, será no Centro Cultural de Brasília (CCB), no dia 19 de agosto, às 19h30. A atividade conta com o apoio das Edições CNBB.

.: Saiba como a urbanização tem afetado o clima no planeta
.: Cristão sem cuidado ecológico dá contra testemunho, diz bispo
.: Planeta tem mais água doce que o necessário, afirma geólogo
.: Veja como a mobilidade urbana torna as cidades sustentáveis

Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, a carta encíclica é um modo de o Papa exercer seu magistério. “O Papa Francisco traz uma importante reflexão sobre o meio ambiente e a ecologia humana, mostrando a necessidade dessa atual reflexão na sociedade”, disse.

Casa comum

O título da encíclica tem inspiração nas meditações dos Cânticos das Criaturas de São Francisco de Assis. “Existe uma relação fraterna e não de dominação. Portanto, a Terra é irmã, mas também é mãe, pois ela cuida do ser humano, produz alimento, sendo também o lugar da habitação”, explica dom Leonardo.

Para o bispo, a Laudato Si recorda a necessidade da contribuição de cada pessoa no cuidado com o meio ambiente. “Uma atitude simples deveria começar com a separação do lixo em casa. Podemos, desta forma, dar uma contribuição enorme no cuidado da nossa casa, do meio ambiente. Que todas as pessoas possam participar ativamente da construção de um mundo melhor, sem deixarmos de cuidar dos irmãos pobres”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo