Em telegrama, Papa expressa suas orações por todos os afetados pelo incêndio na Califórnia e encorajou as equipes de busca
Da redação, com Rádio Vaticano
“Informado da trágica perda de vidas e da destruição de propriedades provocadas por incêndios na Califórnia”, o Papa Francisco assegurou em um telegrama, publicado nesta sexta-feira, 13, sua “solidariedade sincera e orações por todos aqueles afetados por este desastre”.
A mensagem assinada pelo Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin, e enviada ao Arcebispo de São Francisco, Califórnia, Dom Salvatore Joseph Cordileone, lamenta a perda de vidas e bens materiais provocadas pelos incêndios que devastam amplas regiões da Califórnia.
O Santo Padre “está particularmente consciente daqueles que lamentam a perda de seus entes queridos e que temem pela vida daqueles que ainda estão desaparecidos”, diz a mensagem.
“Sua Santidade encoraja as autoridades e o pessoal das equipes de emergência que assistem às vítimas desta tragédia. Para todos ele envia a sua bênção”.
Catástrofe
O número de mortos pelos incêndios subiu para 31. Centenas de bombeiros combatem as chamas que se propagam com facilidade com a vegetação seca após cinco anos de seca e alimentadas por fortes ventos.
Na quarta-feira um tweet do bombeiros informava que 22 focos de incêndio no Estado já haviam consumido 69.000 hectares.
O Presidente estadunidense, Donald Trump, declarou “estado de catástrofe natural”, liberando recursos federais para responder à emergência.
Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas. Somente em Sonoma e Napa, coração da indústria vinícola da califórnia, o fogo consumiu mais de 3.500 casas, destruindo também negócios e vinhedos.
73 helicópteros, 30 aviões, 342 caminhões e 8 mil bombeiros estão trabalham no combate aos incêndios. Também o Exército mobilizou 700 efetivos para participar dos trabalhos.