O presidente filipino Ferdinand Romualdez Marcos declarou estado de calamidade nacional devido à destruição generalizada causada pelo tufão Kalmaegi
Da redação, com Reuters

O número de mortos pelo tufão Kalmaegi sobe para 188 nas Filipinas / Foto: Reprodução Reuters
O número de mortos pelo tufão Kalmaegi, que atinge as Filipinas desde domingo, 2, subiu para 188, com mais 135 desaparecidos, informou nesta sexta-feira, 7, o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres do país.
O presidente filipino, Ferdinand Romualdez Marcos, declarou estado de calamidade nacional devido à destruição generalizada causada por Kalmaegi e em preparação para o impacto de um possível supertufão, informou a mídia local nesta quinta-feira.
O tufão Kalmaegi atingiu as Filipinas na terça-feira, provocando inundações massivas que submergiram casas até o telhado, arrastaram inúmeros carros e desalojaram milhares de moradores.
Leia também
.: Drone mostra equipes de resgate nas Filipinas após forte terremoto
Às 6h desta sexta-feira, as chuvas torrenciais do tufão causaram inundações generalizadas em 123 áreas do país, danificando mais de 9.500 casas e 81 instalações públicas, incluindo hospitais e escolas.
O fornecimento de energia foi interrompido em 162 municípios, enquanto as comunicações foram afetadas em 22 municípios. As perdas agrícolas ultrapassaram 10 milhões de pesos.




