Catástrofes naturais

Terremoto nas Filipinas causa vítimas e destruição

As Cidades de Dolores, Abra e Manila foram atingidas e tiveram casas e prédios desabados; em um balanço parcial, cerca de 4 pessoas morreram e 60 ficaram feridas

Da Redação, com Vatican News

Escombros após terremoto nas Filipinas. / FOTO: Reprodução Reuters

Até o momento são cerca de 4 as vítimas fatais e 60 os feridos no terremoto que atingiu cerca de 15 cidades no norte das Filipinas nesta quarta-feira, 27.

O abalo provocou deslizamentos de terra e desabamento de pelo menos 179 casas e prédios, danificando 29 estradas e 3 pontes. 

A intensidade do abalo foi medida em 7,3 na escala Richter em um primeiro momento, sendo atualizada então para 7,0 de acordo com as avaliações do Instituto Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs). 

Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registra a atividade sísmica em todo o mundo e informou que o epicentro foi a uma profundidade de 10 quilômetros na província montanhosa de Abra, na ilha principal de Luzon, a 12 quilômetros no sentido leste da cidade de Dolores, que possui cerca de 32.500 habitantes. 

O abalo, registrado às 8h43 locais (00h43 GMT), também foi sentido na capital Manila, que fica a 300 quilômetros do epicentro, e surpreendeu os moradores, que por precaução tiveram que evacuar alguns prédios.

As autoridades suspenderam o funcionamento do sistema de transporte ferroviário da capital. “Sentimos tremores secundários a cada 15 minutos”, declarou a vice-governadora da província de Abra, Joy Bernos, a uma TV local.

Parte do hospital provincial desabou, forçando a evacuação dos pacientes. Entre os feridos, 44 foram registrados apenas na província de Abra, 16 em outras regiões. Algumas áreas ficaram sem eletricidade e ligações telefônicas.

As aulas nas cidades de Baguio, Laoag e Vigan, entre outras cidades do norte da ilha de Luzon, foram suspensas, enquanto milhares de pessoas foram evacuadas para escolas e centros públicos com medo de novos tremores. Não foi emitido nenhum alerta de tsunami.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres informou que nenhum dano foi relatado em barragens e que as operações de limpeza estão em andamento nas estradas.

Abrigos de emergência

O presidente filipino Ferdinand Marcos Jr tem seus familiares no norte do país e pediu aos moradores que fiquem em abrigos de emergência até que seja verificada a segurança de suas casas e que se evite ir à área por enquanto, para não atrapalhar as operações de resgate.

Vários edifícios históricos em Vigan, a cidade colonial espanhola mais bem preservada do país e Patrimônio Mundial da UNESCO, foram severamente danificados por terremotos, incluindo sua catedral do século XVII.

As Filipinas ficam no chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma área que acumula cerca de 90% da atividade sísmica e vulcânica do mundo, e é abalada por cerca de 7.000 tremores por ano, em sua maioria moderados. 

Em outubro de 2013, um terremoto de magnitude 7,1 na ilha de Bohol, no centro do país, matou mais de 200 pessoas e desalojou 400 mil. O terremoto desta quarta-feira é o mais forte no país em anos.  

Em 1990, um terremoto de magnitude 7,8 no norte das Filipinas matou mais de 1.200 pessoas, causou grandes danos em Manila e destruiu terrenos ao longo de mais de cem quilômetros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo