Solidariedade

Síria: em 10 anos de guerra, Cáritas atendeu mais de 10 milhões de pessoas

Guerra na Síria completa 10 anos nesta segunda-feira, 15

Da redação, com Cáritas

Síria

Em dez anos de guerra, Cáritas ja prestou mais de dez mil atendimentos na Síria./ Foto: Cáritas Siria

Nesta segunda-feira, 15, a guerra na Síria completará dez anos. Neste período, a Confederação da Cáritas já prestou mais de dez milhões de atendimentos. Foram mais de 1 milhão de sírios atendidos a cada ano. São vítimas de bombardeios, fome e uma das crises humanitárias mais complexas do mundo.

A Cáritas oferece apoio às comunidades por meio de programas de abrigo, alimentação, educação. Além de saúde, proteção, meios de subsistência, água e saneamento.

Vinte e duas organizações membros da Caritas (MOs) estão atualmente apoiando projetos no país. Sete desses membros têm escritórios na região. Em 2020, a Confederação da Cáritas apoiou cerca de 830.000 sírios no Oriente Médio.

“Nossos corações estão com os sírios que marcam esta triste lembrança de dez anos da guerra em 15 de março”, disse Aloysius John, secretário-geral da Cáritas Internacional. “Os sírios estão enfrentando condições humanitárias desesperadoras. Existem novos desafios na Síria, como resultado da crise econômica e da pandemia, que requerem nosso apoio inabalável. Nosso foco é aumentar a autonomia e as oportunidades de subsistência sustentável e, como resultado, estimular os mercados e ajudar na recuperação econômica de longo prazo na região.”

Leia também 
.: No Ângelus, Papa faz apelo pela paz na Síria

Missão na Síria

Durante os dez anos de guerra, o escritório da Cáritas Síria cresceu e aumentou sua capacidade de responder à prolongada crise humanitária. Atualmente, conta com um total de 200 funcionários e uma média de 100 voluntários. A equipe da Cáritas Síria enfrentou as atrocidades e dificuldades junto com o resto da população.

“Nós, da Cáritas, vivemos a mesma crise que as pessoas que ajudamos. Fui deslocado por causa da guerra, assim como alguns de meus colegas da Cáritas Síria ”, disse Elias Hamwi, coordenador do projeto na parte oriental de Aleppo.

Após esses dez anos de missão, a Cáritas olha para o futuro dos sírios, concentrando-se em aumentar a autossuficiência nas comunidades e impulsionar os programas de desenvolvimento.

O país está enfrentando uma grave crise econômica, 85% da população vive abaixo da linha da pobreza e mais de 11 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária. Cerca de 6,7 milhões de pessoas estão deslocadas internamente (IDPs).

Desafios

Quase 60% da população de aproximadamente 18 milhões de sírios luta para colocar comida na mesa e 4,5 milhões de pessoas foram empurradas para a fome em 2020. Além disso, duas em cada três crianças na Síria estão fora da escola e os ataques a edifícios escolares continuam. O triplo impacto de sanções, conflito e a pandemia levaram muitas escolas a fechar.

O apoio da organização aos sírios não se limita ao país. Na região do Oriente Médio, há mais de 4.500 pessoas da Cáritas, incluindo muitos voluntários, envolvidos na resposta à crise síria. Atualmente, há 1,5 milhão de refugiados sírios no Líbano e mais de 660.000 refugiados na Jordânia, e o apoio que recebem da instituição nesses dois países continua sendo uma tábua de salvação vital.

Medidas

Em 10 de março de 2021, dirigindo-se ao Conselho de Direitos Humanos em Genebra, em uma declaração conjunta, a Cáritas International pediu ao governo dos Estados Unidos e à União Europeia que removessem as sanções que impediam os sírios de acessar as necessidades e serviços básicos e suprimentos de saúde e estavam inibindo a reconstrução de serviços básicos a infraestrutura.

Reconstrução da Síria

Os projetos da Cáritas na Síria são realizados principalmente em Aleppo, Damasco, Homs, Hassakeh e no Litoral. Eles ajudam as pessoas mais vulneráveis ​​e em risco, como crianças, idosos e famílias, incluindo membros com dificuldades de aprendizagem.

Após a reunificação de Aleppo, em dezembro de 2017, a Cáritas pôde apoiar imediatamente a parte oriental da cidade, que estava totalmente destruída. Atualmente, mais de dez organizações membros da Cáritas apoiam um projeto de três anos (2018-2021). O orçamento é de € 4 milhões. O projeto está ajudando mais de 37.000 pessoas e tem um forte foco em ajudar pequenas e médias empresas a relançar suas atividades, tendo mudado o foco de responder às necessidades básicas das pessoas.

Em Homs, o projeto da Cáritas “Melhorando os padrões de vida e o ambiente comunitário” visa aumentar a renda das pessoas. Projetos semelhantes serão implementados em outras áreas da Síria este ano.

Em resposta ao grande número de crianças que não podem mais ir à escola, um projeto de 1 milhão de euros financiado pela confederação da Cáritas em Ghouta garantiu a reconstrução de casas e a reabilitação de duas escolas. Perto de Damasco, na área destruída de Ghouta, a Cáritas foi uma das primeiras organizações locais a ter acesso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo