Reunião em Roma

Sínodo 2018 pretende ouvir e envolver mais os jovens, afirma Dom Sérgio

Em Roma para a preparação do Sínodo da Juventude 2018, cardeal brasileiro Sergio da Rocha comenta caminhos a serem seguidos

Da redação, com Rádio Vaticano

Dom Sergio Rocha em Roma /Foto: Reprodução Rádio Vaticano

“Nossa responsabilidade é preparar a próxima Assembleia Sinodal procurando envolver toda a Igreja, especialmente os jovens (…). Nos reunimos para pensar melhor o caminho a seguir”. A afirmação é do Cardeal Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Brasília, comentando a reunião do Conselho do Sínodo dos Bispos, iniciada nesta quinta-feira, 16, e que tem sua continuidade nesta sexta-feira, 17, em Roma.

O Conselho, presidido pelo Papa Francisco, é formado por 15 bispos, três escolhidos diretamente por Francisco, sendo um destes, Dom Sérgio. A respeito da preparação para a Assembleia Sinodal sobre a Juventude, prevista para outubro de 2018, o cardeal ressalta o pedido do Santo Padre para que o período seja de escuta de todos os jovens, dos que estão no dia a dia das comunidades aos que não têm participado da vida da Igreja.

“Este momento é importante porque se trata do envolvimento de nossa juventude na própria temática do Sínodo. Não teria sentido realizar um Sínodo sem ouvir os próprios jovens. Ouvir procurando acolher ao máximo as suas contribuições, seus anseios e seus desafios”, comentou o cardeal brasileiro.

Leia mais
.: Bispos aprofundam documento preparatório para o Sínodo dos Jovens
.: No Twitter, Papa convida jovens a participarem do Sínodo 2018
.: Vaticano cria perfis nas redes sociais para auxiliar nos preparativos do Sínodo dos jovens
.: Jovens respondem em massa ao site do Sínodo da Juventude

Sobre a participação e presença do Papa na reunião, Dom Sérgio enfatizou a postura acolhedora do Santo Padre. “O Papa Francisco é sempre um exemplo de escuta, acima de tudo. Ele procura ouvir atentamente e acolher ao máximo as observações, as experiências que nós trazemos, especialmente a consulta que está sendo feita à própria juventude. Ele mesmo é um exemplo de Sinodalidade, que é construída a partir da escuta”, afirmou.

De acordo com o cardeal, o grande apoio das Conferências Episcopais e toda a mobilização em prol da juventude busca o maior envolvimento do jovem na Igreja. “Temos a esperança que na próxima Assembleia Sinodal teremos ainda mais o envolvimento do jovem”, comentou. Para Dom Sérgio, o objetivo é que a juventude testemunhe a fé cristã diariamente, até que se alcance o jovem por meio de outros jovens.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo