Brasília

Bispos aprofundam documento preparatório para o Sínodo dos Jovens

A Assembleia Ordinária de 2018 tem como tema: “Jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Da redação, com CNBB

Reunião de assessores da CNBB / Foto: CNBB

Assessores das 12 comissões episcopais pastorais e da comissão especial para a Amazônia estão reunidos, em Brasília, nesta quinta-feira, 10, com o objetivo de aprofundar o estudo do Documento Preparatório enviado pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, do Vaticano, em vista da realização da Assembleia Ordinária de 2018.

O Documento Preparatório sobre o qual os assessores da CNBB refletem traz a seguinte estrutura: três capítulos (os jovens no mundo de hoje; fé, discernimento, vocação; e ação pastoral) e um questionário especial que servirá para coletar os dados, interpretar a situação e compartilhar as práticas.

Os assessores, a partir do trabalho desta semana, devem colaborar com a resposta ao questionário a respeito da situação dos jovens brasileiros dentro da Igreja e da sociedade.

O Sínodo dos Jovens será realizado em outubro de 2018, com o tema: “Jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Essa será a 15º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A última foi realizada em 2014, na segunda etapa do Sínodo da Família, que teve suas conclusões expressas na exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família.

A CNBB abriu uma consulta pública para o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, na qual os jovens puderam colocar suas percepções a respeito da realidade juvenil no Brasil. As opiniões, por meio da CNBB, foram enviadas até 31 de julho. 

Porém, os jovens que ainda quiserem contribuir, podem responder ao questionário online, no site do Sínodo (http://youth.synod2018.va), disponível em cinco idiomas, inclusive português.  O prazo final será dia 30 de novembro de 2017. Podem responder o questionário todos os jovens na faixa etária de 16 a 29 anos, sejam eles católicos ou não, afastados da Igreja ou até mesmo quem se sente ateu.

Caminhando juntos

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente estabelecido pelo Papa Paulo VI em 15 de setembro de 1965 em resposta ao desejo dos Padres do Concílio Vaticano II de manter vivo o espírito positivo gerado pela experiência conciliar.

Segundo informações fornecidas pela Santa Sé, “o significado original da palavra, ‘caminhar juntos’ expressa muito bem a essência do Sínodo que é, de fato, ‘uma expressão particularmente frutífera e instrumento da colegialidade episcopal’”. Uma assembleia sinodal dos bispos, portanto, é ocasião na qual representantes do episcopado do mundo inteiro, junto com o Papa, trocam informações e experiências para a busca comum de soluções pastorais universalmente válidas. Resumidamente, esclarece a Santa Sé: “O Sínodo dos Bispos pode ser definido como um conjunto de representantes do episcopado católico que tem a tarefa de ajudar o Papa no governo da Igreja universal”.

As Assembleias Ordinárias do Sínodo se realizam em períodos irregulares, às vezes entre dois ou três anos de intervalo, e a próxima está marcada para ser realizada em outubro do ano que vem. As conferências episcopais enviam delegados eleitos para participarem desse encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo