Meio Ambiente

Símpósio feminino em Roma frisa os desafios das mudanças climáticas

Em evento que será realizado nesta terça-feira, 17, mulheres buscam possíveis caminhos e ações junto da Igreja para os grandes desafios climáticos atuais

Da redação com Vatican News

Foto: William Bossen via Unsplash

As mulheres possuem uma contribuição eficaz diante dos desafios que as mudanças climáticas impõem. Essa é uma perspectiva exclusivamente feminina que será abordada no simpósio que acontece nesta terça-feira, 17, em Roma, a partir das 17h. O evento será na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium”. A Instituição organizou o evento com a Embaixada de Israel junto à Santa Sé e a Associação de Mulheres no Vaticano (DIVA).

O encontro intitulado: “Pensando verde junto: uma perspectiva feminina sobre mudanças climáticas e sustentabilidade” será transmitido ao vivo no canal do corpo docente no YouTube.

Entre os palestrantes está a secretária do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Irmã Alessandra Smerilli. A jornalista do Vatican News, Fausta Speranza, e a religiosa, Irmã Linda Pocher, que ensina teologia fundamental, mariologia e cristologia no Auxilium também estarão presentes. O vice-diretor da Eco Peace Middle East, uma organização que reúne ambientalistas israelenses, palestinos e jordanianos, Dr. Dalit Wolf Golan, fará uma conferência.

Água, um bem comum

No centro da ação de Dalit Wolf Golan está o problema da falta de água potável na Terra Santa, “uma questão, diz ele, sobre a qual é necessário construir um consenso”. “Algumas famílias no Oriente Médio , explica, vivem com abastecimento de água intermitente, com acesso à água apenas uma vez por semana, uma vez a cada 2-3 semanas ou até uma vez a cada 3 meses no verão”. Uma dificuldade que afeta profundamente a qualidade de vida, principalmente para as mulheres que muitas vezes não têm peso político. “O que podemos fazer para preencher essa lacuna, acrescenta o vice-presidente, é garantir que as vozes das mulheres sobre essas questões sejam ouvidas pelos líderes políticos”.

Leia mais
.: Mudanças Climáticas: caminho para transição inclui decisões diárias, diz especialista

Educar sobre o uso da água

A missão da EcoPeace Middle East inclui educar o povo de Israel, Jordânia e Palestina sobre a realidade da água e como as mudanças climáticas irão agravar a situação. “A Palestina e Israel, por exemplo, têm um acordo sobre a água – sublinha Wolf Golan – que remonta aos acordos de Oslo de 1995 e que atribui 75% da água a Israel e 25% à Palestina”. Um acordo, acrescenta ele, que permanece inalterado porque a água está entre as 8 “questões de status permanente” e que deve ser resolvida entre Palestina e Israel. Houve mudanças desde 1995: Israel, segundo o vice-presidente, tem água mais do que suficiente graças ao aumento da capacidade de dessalinização e capacidade de reutilização de águas residuais.

O peso dos líderes religiosos

A questão da água, embora tão importante, gera desconfiança na política. Para Wolf Golan, o compromisso é trabalhar em conjunto para atender às necessidades de todos. Uma ajuda válida é representada pelas diferentes religiões que não são “uma barreira”.

O gerente lembrou que o rio Jordão é sagrado para o cristianismo, islamismo e judaísmo, mas que atualmente corre a 5% de seu fluxo antigo. “É também o símbolo de um problema – explica – que não pode ser resolvido se não trabalharmos juntos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo