4 a 8 de maio

Seminário reunirá mais de 500 religiosos em Aparecida

Organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), tema do simpósio vai girar em torno da mística e profecia

Da redação, com CRB

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) organiza de 4 a 8 de maio o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, em Aparecida (SP). Esta reunião ― cuja tema será “Mística e Profecia na missão comunitária”, acompanhado do lema “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida” ― fortalecerá os objetivos assumidos no plano trienal 2016/2019.

Após a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pela celebração dos 300 anos da aparição da imagem no Rio Paraíba do Sul, no ano passado, esta será a oportunidade para 550 representantes da CRB se reunirem neste seminário em Aparecida.

O tema visa integrar mística e profecia. O lema seria um apelo para as prioridades estabelecidas no Plano Global da Conferência Latino-America de Religiosos (CLAR) para os próximos anos.

Programação

Durante os quatro dias em que será realizado, o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada trará palestras com os seguintes temas: “O mundo que nos toca” (Prof. Sérgio Coutinho), “Profetismo na Vida Religiosa Consagrada ” (Ir. Márian Ambrósio), “Espiritualidade e Mística” ( Marcelo Barros), “Seguir Jesus com Maria ” (Ir. Afonso Murad e Ir. Rejane de Paiva), “Filantropia, Mística e Profecia na VRC” (Ir. Adelir Weber e Dr Hugo Sarubbi). Traz também testemunhos de Mística e Profecia na áreas: Periferia (Pe. Vilson Groh), Migrantes (Ir. Telma Lage, mnsd), Pastoral Indígena (Ir. Joana Ortiz, cifa), Educação (Ir. Lúcia Maistro, fma), Saúde (Frei Francisco Belotti, fpd)

Foram organizadas ainda 16 oficinas com diversos orientadores e enfoques, tais como “Mística e profecia a partir de Maria”, “Ecologia – Cuidado da Casa Comum”, “Redes Sociais e Mundo Digital”, “Resiliência na missão da VRC”, “Experiências de Leitura Orante da Palavra de Deus”, “Juventudes: entendendo e aproximando-se da condição juvenil”, “Animação vocacional: escolhas de hoje”, entre muitas outras.

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, Dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CEMOVC), da CNBB, e Guadalupe A. Cafáro, presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS) estão entre os convidados especiais do simpósio. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo