Igreja

Seminário comemora 500 anos de evangelização nas Filipinas

Seminário será realizado no Pontifício Colégio Filipino, em Roma

Da redação, com Fides

Catedral de Mania, nas Filipinas – Imagem de radiobj5 por Pixabay

Comemorar o 500º aniversário da chegada do Evangelho às Filipinas (1521-2021), refletir sobre o espírito missionário na tradição da fé no país e sublinhar a contribuição das Pontifícias Obras Missionárias. Estes três pontos serão o foco do Seminário de Estudo que acontece neste sábado, 30. 

O evento é organizado pelos Secretariados Internacionais das Pontifícias Obras Missionárias (OMP) e pelo Pontifício Colégio Filipino de Roma. O seminário será realizado em inglês, das 9h30 às 12h30 (horário de Roma) para um público limitado, no Pontifício Colégio Filipino. Será transmitido ao vivo e aberto a qualquer pessoa que queira participar.

Leia também
.: 500 anos da Igreja nas Filipinas: bispos exortam os fiéis à “missio ad gentes”

Programação

Após a apresentação do moderador e organizador, padre Dinh Anh Nhue Nguyen OFM Conv, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária, virá a saudação de abertura do Cardeal Luis Antonio G. Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

A primeira intervenção temática versará sobre o tema “Quão missionário é o católico filipino? O espírito e a consciência da missão na tradição da fé filipina”. Será dirigido pelo padre Andrew Recepcion, professor da Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Gregoriana. Haverá uma apresentação sobre “A missão na e da diáspora filipina na Itália: panorama e reflexões sobre a atividade pastoral”, do Pe. Greg Gaston, reitor do Pontifício Colégio Filipino de Roma.

A segunda intervenção tratará das “Pontifícias Obras Missionárias nas Filipinas. Breve reflexão a partir de dados históricos e experiências pastorais”. Apresentada, a partir das Filipinas, por Dom Sócrates C. Mesiona, MSP, DD, Vigário Apostólico do Vicariato Apostólico de Puerto Princesa e presidente da Comissão Missionária da Conferência Episcopal das Filipinas.

“Os projetos das POM para a fé e a promoção missionária na sociedade filipina” serão apresentados pelo Pe. Esteban U. Lo, LRMS, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias nas Filipinas. Seguir-se-á a apresentação das contribuições dos Secretariados Internacionais das POM à Igreja nas Filipinas.

O arcebispo Giovanni Pietro Dal Toso, secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente das Pontifícias Obras Missionárias, guiará as reflexões finais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo