O grupo de ex-alunos do Papa emérito Bento XVI, Ratzinger Schülerkreis, encerrou seu encontro anual neste domingo, 30
Da redação, com Agência Ecclesia
O Papa emérito Bento XVI encerrou este domingo, 30, a reunião do chamado “Ratzinger Schülerkreis” (círculo de estudantes de Ratzinger), o encontro anual de antigos alunos que este ano abordou o tema ‘Como falar de Deus, hoje’.
“A verdade, amor e bondade que vêm de Deus tornam o homem puro e a verdade, amor e bondade encontram-se na Palavra, que liberta do ‘esquecimento’ de um mundo que já não pensa em Deus”, disse o Papa emérito, na homilia da Missa a que presidiu na igreja do Campo Santo Teutônico, no Vaticano.
Partindo da passagem do Evangelho proclamada nesse dia, em todas as celebrações eucarísticas, Bento XVI refletiu sobre a necessidade de purificação do mal, interior e exterior, de uma “higiene exterior para as muitas doenças e por vezes epidemias que ameaçam todos, uma epidemia do coração que leva à corrupção”.
Nesse sentido, relevou o cultivo de uma ética, a “higiene interior”, como força de purificação.
Na oração dos fiéis, relata a Fundação Ratzinger, rezou-se pelo Papa Francisco, com particular atenção para o Ano Santo da Misericórdia.
Após a Missa, foi inaugurada a sala Papa Bento XVI- Joseph Ratzinger, num espaço adjacente ao Campo Santo Teutônico.
Em novembro, por sua vez, será inaugurada a Biblioteca Romana Joseph Ratzinger, totalmente dedicada à sua vida e ao seu pensamento. Leia mais
Entre os presentes nestas iniciativas estavam, entre outros, os cardeais Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, e Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos; o arcebispo Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular de Bento XVI; e o bispo Barthélemy Adoukonou, secretário do Conselho Pontifício da Cultura.
Os trabalhos dos membros do Schülerkreis foram orientados pelo sacerdote e filósofo checo Tomás Halík.