Relatório informa

Santa Sé intensifica ferramentas contra corrupção financeira

Para combater corrupção financeira, como lavagem de dinheiro, Santa Sé adere às ações internacionais

Da Redação, com Rádio Vaticano 

A Santa Sé apresentou na manhã desta quinta-feira, 28, o Relatório anual referente a 2015 da Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. A coletiva de imprensa foi presidida pelo presidente da AIF, René Brülhart, pelo diretor, Tommaso di Euzza. O Relatório refere-se às atividades e as respectivas estatísticas sobre as finanças e a vigilância da Santa Sé.

O ano de 2015 foi caracterizado por uma efetiva atuação e aplicação do quadro regulamentar da Santa Sé e do Vaticano. Além disso, foi intensificada a cooperação internacional da autoridade vaticana competente com seus homólogos internacionais, para contrastar as atividades financeiras ilícitas. A cooperação internacional permanece um compromisso importante da AIF.

O relatório informa ainda que foram firmados outros acordos com as autoridades competentes de outras jurisdições; o intercâmbio de informações em nível bilateral aumentou de modo sensível. A AIF é a Autoridade competente vaticana para a vigilância em matéria de prevenção e contraste à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Em 2015, a AIF firmou Acordos com unidades de informação financeira de 6 países, além outros 21, nos anos anteriores. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo