Opinião

Crise política e econômica decorre da crise moral, diz doutor na área

Frente à crise política, doutor em Teologia Moral diz que a solução passa pela recusa de toda forma de corrupção

Padre Mário Marcelo Coelho,scj

Cenário político brasileiro

Estamos acompanhando uma profunda crise política, econômica e institucional que gera instabilidade e insegurança na vida do povo. Esta crise tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, colunas para a vida e organização de toda sociedade que presa pela vida dos seus membros.

Brasileiros se manifestam contra a corrupção no Brasil / Foto: Reprodução Agência Brasil

Brasileiros se manifestam contra a corrupção no Brasil / Foto: Reprodução – Agência Brasil

Não é minha intenção aqui descrever a crise e os fatores nela envolvidos. Acompanhamos com atenção e apreensão todo o decorrer dos fatos. Meu interesse é refletir um pouco nossas ações com o desejo de iluminar o leitor para uma viva esperança.

Leia também
.: Jurista e cientista política analisam crise política no Brasil
.: Crise política levará a amadurecimento político, diz Dom Odilo

Cada vez mais se torna necessário estar atento aos fatos, procurando informar-se a partir de fontes seguras. Acredito que a solução para esta crise será encontrada quando houver interesse de todos pelo bem estar da nossa sociedade. A busca de respostas, de solução pede reflexão, discernimento, com serenidade e responsabilidade ética, visando sempre o bem do povo, especialmente dos mais pobres, sem desviar do caminho da justiça.

A crise política e econômica é grave, mas entendo que tudo decorre de uma crise moral. A falta de princípios éticos de justiça, respeito, honestidade, etc., leva consequentemente a comportamentos que prejudicam a nação. A superação da crise que está aí e que nos atinge, passa pela recusa radical de toda e qualquer ato de corrupção, pela capacidade de governar com honestidade, pelo desejo de promover o crescimento justo que favoreça, sobretudo, os mais pobres.

Confira também
.: Padre analisa prática da corrupção: “pecado pessoal e social”

É preciso promover a formação de pessoas honestas, íntegras que tenham a capacidade de assumir o país com seriedade e responsabilidade. Lutar pelo aumento do desenvolvimento sustentável e pelo diálogo que resulte num compromisso entre os responsáveis pela administração dos poderes do Estado e a sociedade. É inadmissível governar um país e não preservar pelos valores éticos e morais. O Governo, o Congresso Nacional e os partidos políticos têm o dever ético de favorecer e fortificar um governo ético e justo. 

O cristão comprometido com a vida do povo sabe, sente e compreende o que significa a fé para a luta pela libertação. Salvação e libertação de toda e qualquer opressão, dominação e exploração humana, seja em qualquer tipo de regime político ou condição. Muita gente ainda tenta separar a fé da política, a vida da realidade.

Os cristãos não querem uma vida fora do mundo concreto, fora dos fatos sociais. Os cristãos querem o céu na terra e a terra no céu, sempre. O cristão deve ser fermento, sal, caminho e luz. Deve lutar pelos princípios básicos da mensagem cristã, como defesa da ética, da vida desde a concepção, da família, da democracia, da participação social e da liberdade, assumindo responsabilidade social e política.

Nossa fé precisa capacitar-se para criticar, avaliar, comparar e intervir na realidade à luz do Evangelho, fazendo uma política com ética, compromisso, reforma, transformação e realização de justiça social. A fé e a política devem ajudar os cristãos a decidir, optar e assumir os compromissos que nos são dados viver e transformar, historicamente.

Precisamos resgatar o interesse do povo, eu diria até o encantamento, pela boa política. Resgatar a esperança através de políticos comprometidos com o povo. Promover a paz e a justiça. É preciso restaurar, respeitar a dignidade de cada pessoa, construir a justiça e promover a cultura do diálogo, do respeito e da honestidade. Hoje se torna necessário organizar ações e práticas sociais como instrumentos de concretização para construção de uma sociedade solidária conforme a proposta cristã.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo