Visita Pastoral

"Sinto-me grato a todos vós que nos acolheis", diz Papa em Bari

Francisco se encontrou com patriarcas e líderes cristãos na cidade italiana de Bari

Papa Francisco durante sua visita a Bali, cidade que fica no sul da Itália / Foto: Boletim da Santa Sé

Da redação, com Boletim da Santa Sé

“Amados Irmãos, muito obrigado por terdes vindo, generosa e prontamente, aqui. E sinto-me muito grato a todos vós que nos acolheis nesta cidade, cidade do encontro, cidade da hospitalidade”, foram as palavras de boas-vindas do Papa Francisco durante o encontro de oração do Pontífice na Basílica de São Nicolau, em Bari, cidade italiana, neste sábado, 7. No local se encontram relíquias que são reverenciadas por católicos e ortodoxos.

O Santo Padre foi recebido por patriarcas e líderes cristãos e os convidou para vivenciarem uma jornada de muita oração e paz no Oriente Médio. “O Médio Oriente tornou-se terra de gente que deixa a própria terra”, lamentou Francisco. “E há o risco de ser cancelada a presença de nossos irmãos e irmãs na fé, deturpando a própria fisionomia da região, porque um Médio Oriente sem cristãos não seria Médio Oriente”, reiterou.

O Sucessor de Pedro ressaltou que a busca pela paz deve ser posta em prática, sobretudo por aqueles que detêm o poder. “Rezamos unidos, para implorar do Senhor do Céu aquela paz que os poderosos da terra ainda não conseguiram encontrar”, disse.

Para Francisco, o cristão deve fazer a diferença num mundo permeado pelas mazelas trazidas pela guerra e pela avareza daqueles que detêm o poder. “Queremos dar voz a quem não tem voz, a quem pode apenas engolir lágrimas, porque o Médio Oriente hoje chora, hoje sofre e emudece, enquanto outros o espezinham à procura de poder e riquezas”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo