Assunto foi levantado por Dom Bernardito Auza, em Nova Iorque, no Conselho de Segurança da ONU
Da redação, com Vatican News
Nesta segunda-feira, 22, em Nova Iorque, Dom Bernardito Auza, Observador Permanente da Santa Sé falou, em um debate do Conselho de Segurança, sobre a situação no Oriente Médio e a questão palestina.
A Santa Sé reiterou seu apelo para que as autoridades israelenses e palestinas voltem a um diálogo pela paz na região, garantindo assim a coexistência de dois estados.
O arcebispo lamentou a “tênue existência da frágil paz” na região, que segue sendo “constantemente ameaçada por uma retórica que machuca, cheia de provocações e ataques, violações dos direitos humanos e ações unilaterais dificultando os esforços para a resolução, trazendo um sofrimento incalculável e causando a morte de civis inocentes e indefesos”.
Dom Auza apelou fervorosamente às autoridades israelenses e palestinas para “retomar o diálogo e empreender uma jornada de paz que possa pôr fim a um conflito que, por mais de setenta anos, alugou a terra”.
O arcebispo filipino também chamou a atenção para a situação humanitária em Gaza e outros territórios ocupados, bem como o déficit financeiro enfrentado pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês).