América Latina

Sacerdotes assassinados no Peru serão beatificados em dezembro

Os franciscanos Conventuais (OFMConv) poloneses Michael Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, e o sacerdote diocesano italiano Alessandro Dordi serão beatificados em dezembro

Da redação, com Rádio Vaticano

A Diocese de Chimbote beatificará em 5 de dezembro os três missionários cujo martírio foi reconhecido pela Igreja. São eles: os franciscanos conventuais (OFMConv) poloneses Michael Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, e o sacerdote diocesano italiano Alessandro Dordi. Eles foram assassinados por terroristas do Sendero Luminoso em 9 e 25 de agosto de 1991, em Pariacoto e em Rinconada.

De acordo com o bispo diocesano, Dom Angel Francisco Simon Piorno, a exumação dos corpos dos sacerdotes será feita em outubro. “Já estão prontos para serem transferidos para os novos túmulos no Santuário dos Mártires localizado na mesma localidade” afirmou o bispo.

Serão os primeiros mártires beatificados na Diocese e no Peru. Dom Simon Piorno confirmou também a vontade de dois dos sete irmãos de Padre Dordi de que seu corpo não seja exumado. Assim, não será possível transferir para o Santuário os restos mortais do sacerdote italiano para a beatificação. Segundo a lei italiana, de fato, é exigida a unanimidade dos familiares para autorizar a exumação de um parente defunto.

“Dom Luis Bambarén Gastelumendi, Bispo Emérito de Chimbote, esteve na Itália tentando convencer os dois irmãos, porém seus esforços foram inúteis – recordou o atual Bispo de Chimbote. Todavia o processo pela beatificação continua, porque temos algumas relíquias do Padre Sandro”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo