13 de setembro

Primeiro mártir da Igreja na África do Sul será beatificado

No dia 13 de setembro acontecerá a cerimônia de beatificação do primeiro mártir da Igreja na África do Sul, Tshimangadzo Samuel Benedict Daswa Bakali

Da redação, com Radio Vaticano

O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, vai presidir em nome do Papa Francisco, no dia 13 de setembro no Santuário de Tshitanini, à cerimônia de beatificação do primeiro mártir da Igreja na África do Sul, Tshimangadzo Samuel Benedict Daswa Bakali.

Líder leigo, pai de família, catequista, professor, homem de oração e caritativo, Samuel Benedict foi fiel testemunha do Evangelho, a ponto de dar a sua vida por Jesus. Seu próprio nome tradicional, Tshimangadzo, significa maravilha, milagre.

Dados biográficos

Samuel Benedict Daswa nasceu no dia 16 de junho de 1946 na tribo Lemba, localizada na diocese do Tzaneen. Durante sua infância foi pastor de ovelhas. Depois da morte do seu pai, em um acidente, se transferiu para Johannesburgo, onde teve seu primeiro contato com a Igreja Católica, por intermédio de um amigo.

Foi batizado no dia 21 de abril de 1963, aos 16 anos de idade, com o nome de Benedict. Mais tarde, obteve o título de professor. Em 1976, formou um time de futebol chamado “The Mbahe Elevem Computers”, como instrumento para educar e evangelizar. Entretanto, seu time começou a ter várias derrotas. Por isso, alguns membros procuraram um feiticeiro para tentar melhorar a sua situação, o que levou Benedict a se retirar da equipe.

Assim, foi escolhido como diretor de uma escola e sempre ajudou os mais necessitados. Era muito conhecido e apreciado por sua vida de oração, generosidade e bondade, características demonstradas em sua família, composta de sua esposa e oito filhos.

Martírio

Em 1990, devido uma série de fortes temporais em sua aldeia, a maioria dos habitantes pensou que tais fenômenos aconteciam por causa da bruxaria. Então, o conselho de idosos decidiu consultar um curandeiro e pediu a colaboração de todos para pagar a consulta. Benedict disse que os relâmpagos eram um fenômeno natural e que sua fé católica lhe impedia pagar um bruxo, ocasionando a ira de muitos na aldeia.

Em 2 de fevereiro de 1990, o automóvel, no qual Benedict viajava, foi detido em uma emboscada. Ele conseguiu fugir a pé e se escondeu em uma casa. Diante da ameaça de morte à mulher que o escondia, Benedict se entregou aos seus assassinos e rezou: “Pai, recebei o meu espírito”.

Assim, ele foi esfaqueado: racharam seu crânio com golpes e jogaram água fervendo em seu corpo, para comprovar que efetivamente tinha morrido. Daswa foi brutalmente assassinado no dia 02 de fevereiro de 1990. Agora, será beatificado como mártir da fé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo