Celebrou-se neste sábado, 22, em Roma, o congresso "Cem anos a serviço da Vida Consagrada", promovido pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e pelas Sociedades de Vida Apostólica.
No centenário de sua instituição, ocorrida em 29 de junho de 1908 sob o título Sacra Congregatio negotiis religiosorum sodalium praeposita, a Congregação define sua história como "um serviço teológico, jurídico e pastoral para a Vida Consagrada, oferecido ao complexo contexto eclesial e cultural do século XX".
Na abertura do encontro, no Instituto Agostinanum de Roma, o cardeal prefeito da Congregação, Dom Franc Rodé, proferiu um discurso reafirmando a proximidade, a solicitude e o amor de toda a Igreja aos consagrados e consagradas, para ajudá-los a enfrentar os desafios de hoje, em comunhão com todo o povo de Deus.
Na recorrência do centenário, o Dicastério faz votos de uma colaboração sempre mais eficaz com os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a fim de que a sequela Christi – seguimento de Cristo – seja presente na história: sinal do primado de Deus, caminho de comunhão na Igreja e lugar de anúncio do Evangelho.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com