Negociações para libertação

Religiosas permanecem sequestradas na Síria

Monjas ortodoxas,  sequestradas por grupo extremista, estão em cativeiro na cidade de Yabroud, norte da Síria

Da Redação, com News.va

O canal de TV pan-árabe al-Jazeera, sediado no Qatar, divulgou,  nesta semana, um vídeo com imagens das 13 religiosas do Mosteiro de Santa Tecla, sequestradas pelos extremistas jihaidistas de Jabat al-Nusra, no último dia 2 de dezembro.

De nacionalidade síria e libanesa, as religiosas moravam no tradicional Mosteiro ortodoxo de Santa Tecla, na pequena cidade de Maalula, norte da Síria.  Segundo o canal árabe, atualmente elas estão presas na cidade síria de Yabroud.

A diplomacia do Qatar está tentando uma mediação com os sequestradores, com o auxílio do chefe da Segurança libanesa,  Abbas Ibrahim.  O grupo exige a libertação de mil integrantes da milícia para libertar as monjas.

A aldeia síria de Maalula tem quase três mil habitantes e está a 1500 metros de altitude, próxima do Líbano e a 80 km a norte de Damasco. Nos últimos a meses, a cidade enfrentou combates intensos entre os extremistas  jihaidistas e o exército. O vilarejo é conhecido por sua tradição cristã e pelos antigos  mosteiros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo