Outubro de 2018

Próximo Sínodo dos Bispos será dedicado aos jovens

Tema escolhido pelo Papa Francisco foi apresentado hoje; próximo Sínodo será em outubro de 2018 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Rádio Vaticano

Assembleia sinodal deve voltar a acontecer em 2018 / Foto: Arquivo – Rádio Vaticano

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira, 6, o tema do próximo Sínodo dos Bispos, que será realizado em outubro de 2018. A reunião de bispos do mundo inteiro será dedicada aos jovens.

“Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” foi a temática escolhida pelo Papa Francisco para a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A decisão foi tomada após consulta às Conferências Episcopais, às Igrejas Orientais Católicas sui iuris e à União dos Superiores Gerais, além de das sugestões dos padres da última assembleia sinodal.

Em comunicado, o Vaticano explicou que esse tema está em continuidade com as reflexões das assembleias sinodais sobre família e com os conteúdos da Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, sobre o amor na família.

Trata-se de uma proposta de acompanhar os jovens em seu caminho existencial para a maturidade. O objetivo é que, através de um processo de discernimento, eles possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e os homens e participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade.

Último Sínodo

O último Sínodo dos Bispos foi dedicado ao tema da família e foi realizado em duas etapas, de 5 a 19 de outubro de 2014 e de 4 a 25 de outubro de 2015, sobre os temas “Os desafios pastorais da família no contexto evangelização” e “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Como resultado das reflexões, foi publicada em 8 de abril de 2016 a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, sobre o amor na família. O documento do Papa Francisco reúne reflexões do Sínodo da Família com indicações pastorais e atenção às famílias feridas.

O que é o Sínodo

A palavra “sínodo” vem de duas palavras gregas: “syn”, que significa “juntos”, e “hodos”, que significa “estrada ou caminho”. Logo, o Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma reunião do episcopado da Igreja Católica com o Papa para discutir algum assunto em especial, auxiliando o Santo Padre no governo da Igreja.

O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI com o Motu proprio “Apostolica sollicitudo”, de 15 de setembro de 1965. 

Acesse
.: Histórico dos Sínodos

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo