Igreja

Programa “Todos On”, da TV Canção Nova Portugal, prepara jovens à JMJ

Proposta é divulgar as várias temáticas relacionadas à preparação para o evento, constituindo uma preparação espiritual para a juventude

Huanna Cruz
Da Redação

Programa “Todos ON” / Foto: Divulgação

Todos os jovens devem sentir-se acompanhados pela Igreja: é por isso que toda a Igreja, em união com o Papa, se sente mais comprometida, a nível mundial, a favor da juventude. Busca fazer-se próxima das suas preocupações e pedidos, da sua abertura e esperanças, para corresponder a suas aspirações, comunicando a certeza, a Verdade que é Cristo.

Slogan do programa “Todos ON” / Foto: Divulgação

Neste sentido, tendo em vista a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, a Canção Nova em Portugal está com um projeto: o programa “Todos On”, que estreou no último sábado, 6. A proposta é divulgar as várias temáticas relacionadas à preparação para o evento. A inspiração do nome se deve ao fato de que, na semana de 1 a 6 de agosto de 2023 (data do evento), a juventude estará mais ativa, ou seja, ligada a todos os eventos deste encontro internacional, aberto a todos, quer sejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Segundo o coordenador do núcleo JMJ 2023, William Brizola, a TV Canção Nova Portugal (TV CNPT) reuniu um grupo de produtores com o intuito de trazer para a programação da TV a cara da JMJ 2023. Entre as inúmeras ideias, percebeu-se a necessidade de se criar um programa apresentado por jovens, que reunisse conteúdo e a motivação necessária para este grande evento, e que pouco a pouco fosse sendo apresentado como uma marca da TV Canção Nova de Portugal na JMJ. Assim surgiu o “Todos ON”. E nas análises para o programa, a equipe percebeu que tipo de jovens participarão desta jornada: os jovens conectados, uma geração conectada, jovens “ON”.

A equipe do programa é bem diversificada, com brasileiros e portugueses. Os apresentadores são dois jovens portugueses: Sara de Fátima Rahemane e João Xavier Fialho. “Os brasileiros poderão acompanhar este programa na página do Youtube da Canção Nova Portugal, aliás não só brasileiros, mas a ideia é alcançar lusófonos espalhados pelo mundo que queiram saber mais sobre a JMJ em Portugal e levar até eles um gostinho do que será este grande evento”, afirma William Brizola.

Conteúdos disponíveis e relacionados à JMJ

Sara de Fátima Rahemane (apresentadora) / Foto: Divulgação

O programa contará com os mais variados conteúdos disponíveis e relacionados à JMJ. São três blocos de 27 minutos, apresentado por duas pessoas, ambas envolvidos no desenvolvimento desta jornada. O local das gravações será na cidade do evento, no Terraço dos Salesianos. Trata-se do terraço do colégio e da casa provincial dos Salesianos em Portugal. 

O “Todos ON” necessita ir à gênese do que é a JMJ. Desta forma, toda a dinâmica do programa é jovial, trazendo não só entrevistas com pessoas de renome, mas também música. 

William Brizola afirma que, na concepção do programa, surgiu a necessidade de se ter quadros que fossem para além do espaço físico do programa e agregassem mais informações e espiritualidade. Um deles traz como ideia um mix de diversos conteúdos tendo como base a experiência para a JMJ 2023: é o “CN23”, nome este que surgiu na lista de sugestões para o nome do programa, assim como o nome da rubrica “Levanta-te” igualmente pensada como nome para o programa, que acabou se tornando um quadro cheio de histórias de quem foi ou quer ir a JMJ.

João Xavier Fialho (apresentador) / Foto: Divulgação

A coordenadora de conteúdo da TV CNPT, Liliane Borges, ressalta que, em relação ao quadro “Levanta-te”, ele nasce do tema da própria jornada: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Este quadro convida os jovens a se levantarem em meio à sociedade de hoje e testemunhar com a vida essa adesão a Jesus Cristo. O termo “Levanta-te” diz da espiritualidade do programa, que está centralizada na jornada, que é de jovens que querem juntos encontrar Cristo.

Os temas do programa vão variar de acordo com o caminhar da jornada, pois a TV CNPT tem buscado estreitar os laços com o comitê e com o setor de comunicação da JMJ para acompanhar e divulgar a Jornada. Os temas também vão caminhar para a preparação espiritual, para a preparação catequética, dizendo o para quê da jornada.

Propostas e temáticas abordadas no PGM

A equipe está pensando nas catequeses que virão, de modo que aqueles que acompanharem os programas, quando chegarem em Lisboa, em agosto de 2023, identifiquem-se com tudo. “Temos tido um olhar bem atencioso ao que as dioceses estão vivendo nessa preparação para tirar ali os temas, o que os jovens estão vivendo passo a passo serão o nosso tema”, afirma Liliane Borges.

Primeira gravação “Todos ON” / Foto: Divulgação

Em relação aos entrevistados, a coordenadora de conteúdo afirma que está sendo realizado um trabalho junto ao setor de comunicação da JMJ em Lisboa. “A proposta inicial é de diversificarmos os entrevistados, aqueles que o próprio comitê apontar, aqueles que nós vamos vendo o trabalho. Existem muitas pessoas envolvidas, as dioceses estão envolvidas, cada uma de uma parte, então, nesse contexto, eles podem nos ajudar a viver esta proposta de preparação e, assim, sempre vir um sacerdote, mas também um jovem, pois o protagonista da jornada é o jovem, é sempre o jovem”.

Expectativas

Batidores do PGM “Todos ON” (Equipe de trabalho) / Foto: Divulgação

As expectativas são as melhores possíveis, pois o programa foi pensado para todos os jovens “jornadeiros”, que gostam da jornada. A expectativa é que eles gostem, mas que sobretudo seja um instrumento de preparação espiritual.

“Queremos continuar com a proposta desse programa que estreia e acontecerá agora em Agosto, e pretendemos continuar com esta mesma linguagem, roupagem, a mesma proposta tendo sempre essa perspectiva de proposta de preparação de mostrar como está sendo preparada a jornada, mas também uma preparação espiritual”, relata a coordenadora de conteúdo.

Afirma Liliane que “o primeiro programa foi ao ar, no dia 6 de agosto, às 19h, no horário de Portugal, e será reprisado no dia 13 de agosto, às 13h30. Foi um programa especial que vai voltar ao ar no dia 4 de outubro deste ano”.

“Em todos os meses de 2023, uma vez por mês, acontecerá o programa. Esse primeiro foi para marcar um ano para a contagem regressiva da JMJ”, ressalta William Brizola.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo